Os direitos humanos, a declaração universal dos direitos hhumanos de 1948

4545 palavras 19 páginas
Os direitos humanos, a Declaração Universal dos Direitos Hhumanos de 1948 e o pensamento filosófico de Norberto Bobbio sobre os direitos do homem

Resumo: O presente artigo aborda o que são os Direitos Humanos, faz uma breve retrospectiva histórica, discute a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e o pensamento filosófico do contemporâneo filósofo e jurista italiano Norbert Bobbio sobre os direitos do homem.

Palavras-chave: Direitos Humanos – História – Declaração Universal - Pensamentos-filosóficos - Norberto Bobbio.

Abstract: The present article talks about what are the Human Rights, about his evolution in history, discuss about the Declaration of the Human Rights of 1948, and about the phylosofic thoughts of the contemporary italian phylosofer and jurist Norberto Bobbio about the rights of the man.

Keywords: Human Rights – History – Universal Declaration - Phylosofic thoughts – Norberto Bobbio.

INTRODUÇÃO

O que são os Direitos Humanos?

Os Direitos Humanos são direitos fundamentais do ser humano. Sem eles, o ser humano não consegue participar plenamente da vida em sociedade.

Os Direitos Humanos são um conjunto de leis, vantagens e prerrogativas de devem ser reconhecidos como essência pura pelo ser humano para que este possa ter uma vida digna, ou seja, não ser inferior ou superior aos outros seres humanos porque é de diferente raça, de diferente sexo ou etnia, de diferente religião, etc. Os Direitos Humanos são importantes para que viver em sociedade não se torne um caos. São importantes para a manutenção da paz.

Os Direitos Humanos são um conjunto de regras pelas quais o Estado e todos os cidadãos a ele pertencentes devem respeitar e obedecer.

Pode parecer que não está sendo cumprido, mas a principal função dos Direitos humanos é a de proteger os indivíduos das injustiças, arbitrariedades, do autoritarismo e dos abusos de poder. Os Direitos Humanos são sinônimo de liberdade, pelo menos deveria ser.

A dignidade

Relacionados

  • linnnij
    3592 palavras | 15 páginas
  • ação de cobrança
    11823 palavras | 48 páginas
  • Resumo do Livro Dieitos Humanos e Justiça Internacional, Flávia Piovesan
    8880 palavras | 36 páginas