Resumo - pedagogia da autonomia (paulo freire)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro pedagogia da autonomia trata de questões do cotidiano do professor que estimula o conflito e o debate entre os educadores e educadoras da educação fundamental à pós-graduação.
Segundo oautor a convivência amorosa com seus alunos e a postura curiosa e aberta que assume e, ao mesmo tempo provoca-se a se assumirem enquanto sujeitos sócio-histórico culturais do ato de conhecer. Acompetência técnica cientifica e o rigor de que o professor não deve abrir mão no desenvolvimento de seu trabalho não é incompatível com a amorosidade necessária ás relações educativas.
“No capitulo 1, Freirecoloca-nos “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou construção” e ‘ensinar necessita sem aprender e vice-versa”.
O educador deve reforçar a capacidadecritica do educando “o pensar certo” respeita os saberes dos educando no capitulo 2, Freire nos faz conscientes do inacabamento como docente e também como seres humanos.
“Saber que devo respeitar aautonomia, a identidade e a dignidade do educando e na pratica procurar a coerência com este saber”.
A partir deste saber fundamental mudar é difícil, mas e possível que vai programar nossa açãopolítico pedagogia.
No capitulo 3 Freire nos aborda a generosidade “o clima de respeito que nasce das relações justas, serias, humildes, generosa, em que a autoridade docente e as liberdades dos alunos,questionam a participação dos pais diante escolha do futuro de seus filhos”.
A educação não visa política por causa da decisão deste ou daquele educador, ela é política.
Finalmente a sensibilidade comque Paulo Freire problematiza e toca o educador aponta para a dimensão estética de sua pratica que pode ser vista com alegria seriedade e simplicidade.
A educação como base de transformação socialIntrodução
Paulo Freire nos alimenta com intensas analises das possibilidades que detém o sistema educacional e no interior dele, o seu professor, no processo de mudança da sociedade. Inicia o seu...
tracking img