Resumo - pedagogia da autonomia, paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
CEADI – CAMPUS I
PÓLO DE ITANHÉM
LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA
  
Adriano Martins Ribeiro
 
 

 Resumo do livro: “Pedagogia da Autonomia – saberesnecessários à prática educativa”
 
 
 
 

ITANHÉM-BAHIA
DEZEMBRO DE 2011

 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
CEADI – CAMPUS I
PÓLO DE ITANHÉM
LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA
 

 
AdrianoMartins Ribeiro
 

 
Resumo do livro: “Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa”

  
Atividade apresentada à professora Emanuelle Evangelista, como parte avaliativa dadisciplina Seminários Interdisciplinares I do curso de Licenciatura Língua Espanhola, I semestre pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB.
 

ITANHÉM-BAHIA
SETEMBRO DE 2011

FREIRE, Paulo.Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 - (coleção leitura) 165 p.

Paulo Freire, educador brasileiro, ao elaborar as ideias do seu livro:“Pedagogia da autonomia” destacou que a aprendizagem não é um sistema de mera transferência do conhecimento pronto e acabado, intercâmbio necessário à sua construção. O gosto pelo arriscar-se, pela aventura,pela crítica construtiva é essencial como força criadora do aprender, que imuniza o professor e o aluno contra a ditadura do “bancarismo”, contra o aprendizado passivo.
A curiosidade comoindagação, inclinação ao desenvolvimento de algo, procura pela verdade, é responsável pelo desenvolvimento da criatividade do homem, acrescentando algo de novo ao mundo.
Estamos inseridos num processo socialde busca constante pelo saber. E é nessa inconclusão natural, onde ao se reconhecer como ser inconcluso, que a educação se insere como processo permanente, permitindo assim a superação dos limitesimpostos pelos sistemas biológicos, levando a uma produção constante de conhecimento.
O autor viabiliza a autonomia do educando. Ao serem autônomos, viabilizam uma aprendizagem voltada para a...
tracking img