Resumo de "pedagogia da autonomia" de paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Sociais e Humanas
Curso de Licenciatura Plena em Geografia
Núcleo Universitário de Igarapé-Açú
Disciplina: Metodologia Científica

Lucas GabrielNascimento Queiroz

IGARAPÉ-AÇÚ
2012

Lucas Gabriel Nascimento Queiroz



Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Científica, como requisito parcial para obtenção de avaliação do Curso deGeografia – Universidade do Estado do Pará-UEPA. Orientadora Prof°. Msc. Kátia Bárbara

IGARAPÉ-AÇÚ

2012

FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia, Saberesnecessários à prática educativa. Paz e Terra coleção leitura (1996), (cap. 1 p.21-45)

*Lucas Gabriel Nascimento Queiroz

A obra Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire (1996), mostra que a prática docentepode diferenciar-se entre os educadores que a exercem, mas precisam de metodologia de ensino, que é adquirido com a própria prática docente. Para Freire (1996), a teoria deve buscar na prática seucomplemento, assim como, a prática sem teoria não teria nenhum sentindo, “A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virandoblábláblá e a prática ativismo”. (1996; p.32)
O professor deve adequar seus ensinos aos seus alunos, de forma que, o discente não apenas reproduza o conhecimento repassado, mas possa também construirconhecimentos. Para Freire (1996), isso ocorrerá quando o professor reconhecer seu aluno como sujeito, as diferenças entre discência e docência, não são empecilhos para o reconhecimento do sujeito um do outro.O docente também deve ter a plena consciência que seu aluno traz consigo todo um conhecimento adquirido ao longo de sua vida e o professor precisa respeitar esses conhecimentos e fazer uma relação deseus ensinamentos com a realidade do discente, tentando ajudar da melhor forma.
O educador deve instigar em seus discentes o desejo de conhecer, para isso, ele precisa ter perante seus alunos...
tracking img