Fenolftaleina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco. É insolúvel em água e solúvel em etanol.

Usos
Fenolftaleína (indicador de pH)pH abaixo de 8 pH entre 8,0 e 10,0 pH entre 10,0 e 12,0
incolor ⇌ rosa ⇌ carmim ou roxa

Utilizada frequentemente em titulações, na forma de suas soluções alcoólicas, mantém-se incolor emsoluções ácidas e torna-se cor-de-rosa em soluções básicas. A sua cor muda a valores de pH entre pH 8,2 e pH 9,8. Se a concentração do indicador for particularmente forte, pode tomar uma cor carmim oufúcsia.
Por esta propriedade e sua destacada e intensa cor é também um componente em indicador universal, uma solução consistindo de uma mistura de indicadores de pH (normalmente fenolftaleína, vermelhode metila, azul de bromotimol e azul de timol, entre outros em variações.
Perícia criminal
Fenolftaleína é muito usada para realizar um teste de identificação de sangue, e é comumente conhecido comoteste de Kastle-Meyer. Uma amostra seca é coletada com um swab ou pedaço de papel filtro. Primeiro algumas gotas de álcool, e então adiciona - se umas gotas de fenolftaleína com algumas gotas deperóxido de hidrogênio são pingadas sobre a amostra. Se a amostra torna-se rosa então é um teste positivo. Este teste é não destrutivo para a amostra; ela pode ser mantida e usada em posteriores testes nolaboratório. Este teste tem a mesma reação com sangue de qualquer animal, consequentemente é requerido identificar-se que sua origem seja humana.
Fármaco
A fenolftaleína é também utilizada comolaxante. É comercializada na forma de pequenas bolinhas brancas ou de forma líquida. No entanto, pelo cheiro desagradável, algumas pessoas preferem utilizar outros métodos para a atenuação da prisão deventre.
No Brasil, o uso da fenolftaleína como laxante foi proibido pela anvisa por suspeita de ser cancerígeno. Os medicamentos que a continham como laxante eram o Lacto-Purga e o Almeida Prado nº...
tracking img