Resumo pedagogia da autonomia paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA:
Na introdução do livro, Freire, esclarece o público alvo, insistindo que formar um aluno é muito mais que treinar e depositar conhecimentos, ainda que, para formação, necessitamos de ética e coerência que precisam estar vivas e presentes em nossa prática educativa.

1°. Não há docência sem discência-
Ele diz que existem diferentes tipos de educadores os críticos,progressistas e conservadores, mas, apesar destas diferenças, todos precisam de saberes comuns como:
Medir a relação teoria-prática,ensinando possibilidades para o aluno produzir ou construir conhecimentos, reconhecer que ao ensinar, se está aprendendo.Também destaca a possibilidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, pois sem ela a teoria pode ir virando apenas discurso.Ensinar não é transferir conhecimento, mas ensinar aos alunos possibilidades de produção. Assim fica claro que o ensino não depende só do professor, os alunos são pessoas e não posse um do outro.
1.1 Ensinar exige rigorosidade metódica.
O professor envolvido com sua sugestão de educação deve assegurar a exatidão do método com o qual trabalha, tendo clareza em seus objetivo. O ensino democrático nãopode usar o método transferidor, não pode restringir o ensino à substituição de conteúdos verificada na definição de educação bancária. Tanto o professor quanto o aluno devem ser dependente na construção do conhecimento. “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Ensinar é desabrochar aquilo que está adormecido no outro.

1.2 Ensinar solicita aprofundar cada vez mais empesquisas. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. O professor tem que ser pesquisador. Há o dever de respeitar os conhecimentos do professor e os das classes populares. É bom debater com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina dando a entender a convivência das pessoas, decorrências políticas e ideológicas. A percepção da realidade é muito importante. Eleafirma que não há distância entre inocência e criticidade. Não teria capacidade se não houvesse a curiosidade que nos movimenta e nos coloca pacientemente e impacientes diante do mundo que não inventamos, acrescentando a ele algo que improvisamos. O reconhecimento e o estímulo à capacidade do professor ofertarão para que ele possa sair da consciência ingênua e passe a ter uma consciência crítica.1.3 Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos. É evidente colocar uma intimidade entre as experiências curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como pessoas.
1.4 Ensinar exige criatividade. A curiosidade é essencial ao método de educação. Não existe criatividade sem curiosidade.
1.5 Ensinar exige estética e ética. Se respeitar o caráter do ser humano, oensino dos conteúdos não pode dar-se ausência à formação ética do aluno. Ensinar é desenvolver e aperfeiçoar

1.6 Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo. A arte educacional em si deve ser um testemunho rígido de dignidade e de sinceridade, já que nela há um atributo fundamentalmente humano, o caráter formador.
1.7 educar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquerforma de discriminação.
Pensando certo é fazendo o que é certo, tendo segurança na alegação sabendo discordar do seu opositor sem ser contra ele. Ao professor, cabe desafiar o aluno e gerar sua compreensão do que sendo informado.
1.8 Ensinar exige pensamento critico sobre o aprendizado. Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. Épensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.
1.9 Ensinar determina o conceito e a assunção da identidade cultural. Ao adotarmos não estamos deletando os outros, constitui assumir-se como ser histórico e social, pensante, transformador e criador. A construção de um saber junto ao aluno depende também da importância que o professor dá a parte social,...
tracking img