Resumo: mecanismos de defesa do ego - freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOPECE
ADMINISTRAÇÃO 1º ANO. DATA: 11-04-2013
ALUNA: MIRELLA MEIRELES PROFESSORA: ROSA

Freud - Mecanismos de Defesa do Ego
Para apresentar osdiferentes tipos de manifestações que as defesas do Ego apresentam, Freud por não se defrontar só com pressões e solicitações do Id e do Superego, já que ambos se juntam ao mundo exterior e as lembrançasdo passado , ele adotou o nome de Mecanismos de defesa.
Mecanismos de Defesa
São processos subconscientes que procura solução para conflitos não resolvidos ao nível da consciência. A psicanálisesupõe a existência de forças mentais que se opõem umas às outras e que batalham entre si, assim surge a ansiedade cuja função é assinalar um perigo externo. Esses mecanismos estão em ação parapossibilitar que o ego estabeleça soluções de compromisso (para problemas incapaz de serem resolvidos), ao permitir que alguns componentes dos conteúdos mentais indesejáveis cheguem à consciência em formadisfarçada.
No que tange ao fortalecimento do ego, a eficiência desses mecanismos depende de quão exitosamente o ego alcance maior ou menor integração dessas forças mentais conflitantes, pois diferentesmodalidades de formação de compromisso poderão (ou não) vir a tornar-se sintomas psiconeutros. Quanto mais o ego estiver bloqueado em seu desenvolvimento, por estar enredado em antigos conflitos(fixações) apegando-se a modos arcaicos de funcionamento, maior é a possibilidade de sucumbir a essas forças.
Tipos de Mecanismos de defesa

1. Repressão: retirada de ideias, afetos ou desejosperturbadores da consciência, pressionando-se para o inconsciente.
2. Formação relativa: fixação de uma ideia, afeto ou desejo na consciência, opostos ao impulso inconsciente temido.
3. Projeção- consiste em atribuir ao outro um desejo próprio, ou atribuir a alguém, algo que justifique a própria ação.
4. Regressão - é o retomar as atitudes passadas, que provaram ser gratificantes e...
tracking img