Sistema reprodutor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Reprodutor

O aparelho reprodutor, sistema reprodutor ou sistema genital é um sistema de órgãos que trabalha em conjunto dentro de um organismo com a finalidade de reprodução. Muitas substâncias não-vivas, tais como fluidos, hormônios e feromônios também são acessórios importantes para o sistema reprodutivo.
Ao contrário da maioria dos sistemas de órgãos, os sexos das espéciesdiferenciadas muitas vezes apresentam diferenças significativas. Essas diferenças permitem uma combinação de material genético entre dois indivíduos que permite a possibilidade de uma maior aptidão genética de sua descendência.


Principais estruturas envolvidas no processo de reprodução

Os principais órgãos do sistema reprodutivo humano incluem o pênis e a vulva e as gônadas produtoras dos gametas(testículos e ovários), bem como uma série de órgãos internos.
A reprodução humana (sexo) ocorre pela fertilização interna durante a relação sexual. Durante este processo, o pênis ereto do macho é inserido na vagina da fêmea até o macho ejacular o sêmen, que contém espermatozóides, na vagina da fêmea.
Os espermatozóides, em seguida, viajam através da vagina e do cérvix no útero. Afertilização geralmente acontece na tuba uterina (fecundação é o nome dado ao encontro dos gametas, do óvulo e do espermatozóide).
Os seres humanos têm uma grande diferenciação sexual. Além das diferenças em quase todos os órgãos reprodutivos, inúmeras diferenças ocorrem normalmente nas características sexuais secundárias. O sistema endócrino é diretamente relacionado com essas características. Aliberação de certos hormônios causa o desenvolvimento dessas características secundárias.


Sistema Reprodutor feminino

• Vulva ou pudendo: conjunto de estruturas que formam o aparelho reprodutor feminino externo (lábios vaginais, orifício da uretra, abertura da vagina e clitóris).

• Lábios vaginais (Grandes e pequenos lábios): são dobras da pele formadas por tecido adiposo, sendoresponsáveis pela proteção do aparelho reprodutor feminino.

• Clitóris: órgão sensível e prazeroso do organismo feminino.

• Vagina: canal que recebe o pênis durante o ato sexual, servindo também como conduto para eliminação do fluxo menstrual e concepção no momento do parto normal (canal que por ação hormonal se dilata para o nascimento de um bebê).

• Útero: órgão que recepciona o ovo /zigoto, proporcionando o seu desenvolvimento durante o período gestacional. Além de proteger o embrião contra choques mecânicos, também impede a transposição de impurezas e contaminação contra microorganismos patogênicos, bem como auxilia a manutenção da nutrição (formação da placenta e cordão umbilical).

• Tubas uterinas ou tropas de falópio: são ovidutos que possuem numerosos cílios em suasuperfície interna, desempenhando a função de transportar o “óvulo” (ovócito secundário) do ovário até o útero. Normalmente é nas trompas que ocorre a fecundação, ou seja, o encontro do espermatozóide com o “óvulo”.

• Ovários: são glândulas responsáveis pela ovulação periódica dos “óvulos”, de acordo com o ciclo menstrual feminino iniciado na puberdade, produzindo também os hormônios sexuais:estrógeno e progesterona.


Sistema Reprodutor Masculino

• Pênis: órgão reprodutor e excretor do organismo masculino, contendo em seu interior um ducto (a uretra) responsável pela eliminação da urina (excreta nitrogenada / uréia) e também condução do sêmen que contém os espermatozóides. Esse órgão é formado por tecido cavernoso e esponjoso, que se intumesce em razão da grande vascularização, deacordo com a libido do indivíduo em ocasião à reprodução, proporcionando a ereção deste órgão.

• Bolsa escrotal: cavidade que aloja e protege os testículos, sendo responsável pela manutenção da temperatura adequada à fisiologia dos mesmos.


• Testículos: são glândulas que, além de produzirem os gametas masculinos (espermatogênese) no interior dos túbulos seminíferos a partir de...
tracking img