Sigmund Freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO CAPÍTULO 1 SIGMUND FREUD E A PSICANÁLISE

Sigmund Freud (1856-1939 )foi o primeiro de sua turma durante 7 anos quando menino, foi enfluenciado pelo os trabalhos de Darwin e Goethe,e decidiu entrar na faculdade de Medicina em Viena em 1873,por ser judeu recebeu muitas críticas e tinham como “inferior e estranho”.Permaneceu como estudante de medicina durante 8 anos,trabalhou nolaboratório de filosofoa do Dr.Ersnt Brucqe.
Freud fez pesquisa independente sobre Histologia e publicou arquivo sobre Anatomia e Neurologia, formou aos 26 anos e continuou trabalhando com o Brucke. Apesar de se redirigir relutantemente pára a clínica particular, seus interesses principais permaneciam na área da observação e exploração científica,como cirurgião tornou-se médico interno do hospital deViena,fez um curso de Psiquiatria.
De 1884 a1887 Freud fez algumas das primeiras pesquisas com cocaína, com apoio de Brucke ,Freud obteve uma bolsa e foi para paris trabalhar com charcot.
Em 1896, Freud usou o termo psicanálise,sua alta analise começou em 1897,em 1900 ele publicou a INTERPRETAÇÃO DE SONHOS.
Freud escreveu extensivamente ,suas obras completas se compõe se de 24 volume .
Em 1973,osnazistas queimaram uma pilha de livros de Freud em Berlim,quando os alemães ocuparam a Áustria em 1938 ,foi permitido a Freud ir para Londres ele morreu um ano depois.
De 1923 em diante ele esteve mal de saúde,sofrendo de câncer na boca e na mandíbula,tinhas dores continuas ,e sofreu 33 operações para deter a doença que se expandiu.
O sucesso de Freud pode ser julgado não só pelo interessee debate contínuos sobre aspectos da teoria psicanálise ,mas principalmente por sua idéias que se tornaram parte da herança comum da cultura ocidental.Todos nós devemos a Freud a revelação do mundo que repousa sob a nossa consciência.
Determinismo psíquico
Freud inicia seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental, cada evento mental é causado pela intençãoconsciente ou inconsciente é determinado pelos fatos que o precederam.
Consciente, Pré Consciente, Inconsciente
O consciente é somente uma pequena parte da mente inclui tudo que estamos ciente num dado momento.
No inconsciente estão elementos instintivos ,que nunca foram conscientes e que não são acessíveis a consciência.Este material não é esquecíve ou perdido,mais não é lhe permitido serlembrado .O pensamento ou a memória ainda afetam a consciência ,mais apenas indiretamente.
Ali estão os principais determinantes da personalidade.
Pré consciente
Estritamente falando ,o pré consciente é uma parte do inconsciente, mais uma parte que pode torna-se consciente com faciidade,estas podem incluir lembranças de tudo que fez ontem .o pré consciente é uma vasta área de posse daslembranças de que a consciência precisa para desenhar suas funções .
Pulsões ou Instintos
Instintos são pressões que dirigem um organismo para fins particulares. Todo instinto tem quatro componentes :uma fonte ,uma finalidade.Enquanto as reações iniciais de busca podem ser instintivas ,o ponto crítico a ser lembrado é que há a possibilidade de satisfazer o instinto plena ou parcialmente de váriasmaneiras.Os instintos humanos apenas iniciam a necessidade da ação ;eles nem predeterminam a ação particular,nem a forma como ele se completa.Estes comportamentos podem indicar que a expressão direta de um instinto foi bloqueada.Embora seja possível catalogar uma série ampla de “instintos”,Freud tentou reduzir esta diversidade a alguns básicos.
Instinto Básico
Freud desenvolveu duas descrições dosinstintos básicos. O primeiro modelo descrevia duas forças opostas, a sexual(ou,de modo geral,a erótica ,fisicamente gratificante) é agressiva ou destrutiva.Ambas as formulações pressupõem dois conflitos instintivos básicos,biológicos, contínuos e não-resolvidos .

Libido e Energia Agressiva
Cada um destes instintos gerais tem uma fonte de energia em separado.Libido é a energia aproveitável...
tracking img