Resumo livro o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO O MONGE E O EXECUTIVO

O QUE É LIDERAR?
Liderar é utilizar-se da influência sobre um determinado grupo ou pessoa para que, em conjunto com ele, se possam alcançar os objetivos almejados. Hunter defende que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício, e que para ser um bom líder, o individuo deve estar disposto a servir seuscomandados.
CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER
Para se desempenhar bem a função de líder, o individuo deve estar dotado de algumas características essenciais, como veremos a seguir.
PACIÊNCIA
Um líder deve ser paciente com seus liderados, visto que na maioria das vezes, ele torna-se referencia de comportamento para os outros.
BONDADE
O líder desempenha um papel fundamental na organização,principalmente porque é visto como modelo de atuação para os funcionários abaixo de sua escala. A bondade transforma o “coordenador de produção” em ser humano, capaz de acolher o seu semelhante de forma a fazê-lo se sentir confortável desempenhando sua função.
HUMILDADE
Um líder deve saber reconhecer seus erros e acertos, demonstrando humildade a seus funcionários, pois como exemplo a ser seguido, devesempre estar disposto a recomeçar e mesmo a pedir desculpas quando necessário.
RESPEITO
Característica essencial de um líder, o respeito deve nortear todas as interações com seu grupo, pois um líder que não respeita seus subordinados, não será respeitado por eles.
ABNEGAÇÃO
O líder deve saber quando se doar a sua empresa e a seus funcionários. Quando se empenha em desenvolver uma determinadatarefa, mostra aos seus companheiros que acredita na causa da empresa, e os motiva a fazer o mesmo.
PERDÃO
Cada ser humano é passível de erros, e um líder deve saber reconhecer tais erros e dar novas chances quando necessárias. As pessoas erram, e nem por isso se tornam más pessoas ou maus funcionários, e cabe ao líder diferenciar o que deve ou não ser perdoado.
HONESTIDADE
A honestidade devenortear as ações de todos em ambiente de trabalho, porém mais ainda ao líder, que serve como exemplo de conduta aos demais e influencia em vários aspectos as atitudes de seus comandados.
COMPROMISSO
O compromisso se faz importante ao extremo no ambiente organizacional na medida em que a empresa ganha, não funcionários, mas colaboradores. O líder deve sempre estar atento a esta questão poisquanto mais compromissado com os objetivos da empresa o funcionário for, mais ele será útil.
ALEGRIA
A alegria é fator de extrema importância em um ambiente de trabalho, pois é onde o funcionário passa grande parte do seu dia. Em um ambiente alegre, o funcionário rende mais, se sente confortável em trabalhar, e gera rendimento para a empresa. O papel do líder está em motivar a alegria neste ambiente,para que este local se torne cada vez mais aconchegante para o funcionário.
Liderar é poder articular com seus funcionários de forma a obter o máximo de aceitação de suas propostas sem precisar fixá-las como imposição. O papel do líder é muito mais do que gerencial, ele deve estar atento a cada funcionário, fazendo com que o ambiente de trabalho se torne o mais agradável e acolhedor possível,afim de obter um melhor rendimento nas tarefas realizadas.Liderar é mais do que coordenar funcionário, é tratar as pessoas dignamente, para que se sintam respeitadas e valorizadas e assim possam dispor da busca do objetivo mostrado pelo líder.
Referencia: HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma história sobre a Essência da Liderança. 18. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
Prólogo
"As idéiasque defendo não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, roubei-as de Chesterfield, furtei-as de Jesus. E se você não gostar das idéias deles, quais seriam as idéias que você usaria?" - Dale Carnegie
O prólogo deste livro mostra a decisão de John Daily, executivo encorajado pela esposa a passar uma semana em um mosteiro.
John tinha sonhos recorrentes que sempre lhe diziam para...
tracking img