Projeto de infraestrut. de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Inicialmente, é importante deixar claro no projeto de gerência de redes, a relevância de cada mudança proposta, mostrar as prioridades de segurança, o que e por que está sendo protegido, para que os gestores entendam as necessidades de mudanças como fator primordial de continuidade do negócio.

É importante lembrar também, que estão em jogo não só os interesses da empresa WXY, mastambém os dos seus parceiros, que confiam na estrutura da mesma e esperam a prestação de um serviço de qualidade.

Para implementar uma boa defesa é necessário estudar as ameaças, conhecer quais são os potenciais perigos para sua rede e de onde eles podem vir. Entender que os funcionários da empresa WXY também se constituem em ameaças e trabalhar com soluções que também os englobem éindispensável.

Objetivos

O objetivo desse projeto é definir uma nova estrutura de rede, enfatizando segurança e alta disponibilidade, com a utilização de tecnologias de ponta. O projeto visa estabelecer uma infraestrutura de rede e segurança da informação para empresa X, que tem sua matriz localizada na cidade de Salvador e uma filial em São Paulo.

Descrição

A empresa X visacontratar um projeto cujos objetivos principais são:

Redefinir a estrutura topológica da rede, melhorando o seu site e aplicações, proporcionando melhoria de tecnologia e maior disponibilidade, provendo a comunicação de forma segura entre matriz e filial, bem como um link dedicado e redundante para internet. No projeto serão utilizadas tecnologias de ponta que facilitem a troca deinformações entre as empresas de forma ágil, segura e integra.

Topologia

Introdução

Introdução

Como a estrutura a atual da empresa, está totalmente legada e mal projetada, será necessário investimento em termos de hardware, software e estrutura física, para atender aos requisitos do projeto. Vale salientar que não será possível reaproveitar os equipamentos utilizados,visto que, como citado anteriormente, são equipamentos extremamente lentos a ultrapassados, não podendo ser adequados ao novo projeto.

Inicialmente será redefinida toda estrutura topológica da rede, separando os serviços existentes, e implantando novos serviços necessários para o melhor funcionamento da nova estrutura. Propõem-se a separação dos servidores de aplicação, email, web page,e DNS, colocando-os em sub redes distintas, provendo assim maior flexibilidade e segurança. É necessária também a implantação dos serviços DHCP e AD, pois como a estrutura tende a crescer em número de computadores, torna-se inviável o controle de autenticação e distribuição de endereçamentos IP’s manualmente.

Visando promover maior desempenho e segurança, será feita a substituição datecnologia token-ring, utilizada atualmente, pela tecnologia Ethernet que promove maior rapidez e segurança, facilitando toda comunicação entre toda rede, já que não é necessário realizar conversão de protocolos.

Será necessário também substituir os hubs, por switches Gigabit, para promover alto desempenho e evitar congestionamento na rede.

Para maior segurança da rede, éindicada a utilização de IPS (Intrusion Prevention System) para monitorar e controlar todo tráfego da rede, podendo também bloquear atividades maliciosas.

Como os servidores atuais não possuem performance e desempenho adequados, será feita a substituição dos mesmos por servidores mais robustos e poli nucleados.

Visando evitar indisponibilidade dos serviços por ligaçõeselétricas inadequadas, faz-se necessário que toda estrutura elétrica seja devidamente certificada.

Com intuito de evitar o acesso de pessoas não autorizadas ao Data Center, o mesmo deverá ser projetado com sistema de controle de acesso, permitindo somente entrada de pessoas devidamente autorizadas.

Para evitar desgaste dos servidores, ou superaquecimento dos servidores, o Data...
tracking img