A luta pelo direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Qual a importância da leitura da obra de Von Ihering para o acadêmico de direito?
É muito importante nós acadêmicos de direito lermos as obras de Von Ihering, principalmente “A LUTA PELODIREITO”. Nesta obra, o jurista alemão nos ensina que a finalidade do Direito é a paz. Mas para isso precisamos lutar, lutar pelos nossos direitos, ou seja, se formos lesados de alguma maneira,devemos obter os nossos direitos, nos defender e para isso não precisamos usar a violência verbal e nem a física, podemos recorrer ao poder público.
Ele também relata que a justiça sustenta numadas mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada a impotência do direito. Umacompleta a outra, e que o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a justiça sabe brandir (agitar) a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança. Ou seja, O direito utiliza-se dedois artefatos: a balança para pesá-lo, e a espada para defendê-lo; ambos devem ser utilizados com igual habilidade, do contrário teremos um excesso de força ou um direito impotente. 

2. Explicitea opinião do autor e a sua sobre a contribuição de Ihering na luta pelo direito:
Para o autor, o jurista alemão Von Ihering contribuiu muito em sua obra “A luta pelo direito”, pois ele nosensina sobre os deveres que devem ser objetivamente cumpridas, e das expectativas subjetiva do dever cumprido, tanto daqueles que têm a obrigação de cumprir quanto para aqueles que esperam que o outrocumpra os deveres, seja ele o titular da exigência ou da esperança que todos cumpram o seu dever - direito.
Para o autor, a grande contribuição de Von Ihering para os modernos estudosjurídicos é a identificação da esperança como fundamento do direito subjetivo, que todos os homens têm de exigir que os deveres jurídicos prescritos, mesmo que apenas costumeiramente sejam cumpridas....
tracking img