A luta pelo direito

Páginas: 3 (573 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2011
1 - Qual a importância da leitura da obra de Von Ihering para o acadêmico de direito?
É muito importante nós acadêmicos de direito lermos as obras de Von Ihering, principalmente “A LUTA PELODIREITO”. Nesta obra, o jurista alemão nos ensina que a finalidade do Direito é a paz. Mas para isso precisamos lutar, lutar pelos nossos direitos, ou seja, se formos lesados de alguma maneira,devemos obter os nossos direitos, nos defender e para isso não precisamos usar a violência verbal e nem a física, podemos recorrer ao poder público.
Ele também relata que a justiça sustenta numadas mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada a impotência do direito. Umacompleta a outra, e que o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a justiça sabe brandir (agitar) a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança. Ou seja, O direito utiliza-se dedois artefatos: a balança para pesá-lo, e a espada para defendê-lo; ambos devem ser utilizados com igual habilidade, do contrário teremos um excesso de força ou um direito impotente. 

2. Explicitea opinião do autor e a sua sobre a contribuição de Ihering na luta pelo direito:
Para o autor, o jurista alemão Von Ihering contribuiu muito em sua obra “A luta pelo direito”, pois ele nosensina sobre os deveres que devem ser objetivamente cumpridas, e das expectativas subjetiva do dever cumprido, tanto daqueles que têm a obrigação de cumprir quanto para aqueles que esperam que o outrocumpra os deveres, seja ele o titular da exigência ou da esperança que todos cumpram o seu dever - direito.
Para o autor, a grande contribuição de Von Ihering para os modernos estudosjurídicos é a identificação da esperança como fundamento do direito subjetivo, que todos os homens têm de exigir que os deveres jurídicos prescritos, mesmo que apenas costumeiramente sejam cumpridas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A luta pelo direito
  • A luta pelo direito
  • A luta pelo direito
  • A luta pelo direito
  • A LUTA PELO DIREITO
  • A luta pelo direito
  • A luta pelo direito
  • A luta Pelo Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!