Resumo do livro o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto







O
MONGE E O
EXECUTIVO







A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.
Abraham Lincoln







Cuiabá
2015


Gestão de Recursos Humanos

Ana Gabriela, Brenda Maxyne, Luciene Silva e Ilma França

Ana Flavia, Jonel Arruda, Maria de Lourdes, Moises Botelho, Neiva Marques e Osmar Vieira






Resumoreferente a leitura do livro “O Monge e o Executivo”








Cuiabá
2015




SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4

RESUMO 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
















INTRODUÇÃO

O livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de suavida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longo dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe transmitia a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o”. Após um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, John começa a ver que nem tudo estava como planejara. Diantedisso sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristã chamado João da Cruz, localizado perto do lago Michigan. Uma das coisas que despertou seu interesse foi o fato do lendário Len Hoffman, um ex-executivo, ser um dos frades do local. Apesar de sua resistência, o receio de perdersua família, decidiu ir. Ao chegar foi recepcionado por padre Peter, e ao indagar sobre a programação descobriu que Len Hoffman seria responsável pelo curso de liderança, porém o que mais lhe surpreendeu foi o nome que Len tinha recebido no mosteiro: “Simeão”.



“Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembra às pessoas que você é, você não é”. MARGARET THATCHER


RESUMONo capitulo um o autor faz refletir sobre a responsabilidade de assumir que liderança queremos exercer, também diz que há diferenças entre gerencia e liderança porque não podem gerenciar pessoas e sim lidera-las. A liderança é uma habilidade de influenciar as ações objetivando atender as necessidades das pessoas. Temos que planejar as ações para servir da melhor forma ambos. Pontua também adiferença do poder e autoridade. O poder é a força de coagir as pessoas a fazer a sua vontade, já a autoridade é habilidade de leva as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer.
No capitulo dois as novas ideias e teoria que vão sendo ampliada para substitui as antigas o autor fala da inversão da pirâmide administrativa, que antes no topo ficava o presidente geral, agora é o cliente. O lídernunca deve aceitar a mediocridade ou Segundo lugar, pois as pessoas tem necessidade de receber estímulos para se tornarem o melhor que puder e cabe ao líder incentivar e dar condições.
No capitulo três, mostra e especifica como é realizada a liderança em cima dos colaboradores onde era democrática por permitir os colaboradores a partircipar nos processos de decisão, e liberal onde deixava aspessoas a vontade a realizer as tarefas do dia a dia, contudo é um estilo de lideraça que acaba sendo negligente e fraca. Temos que tomar decisões importantes seguindo os princípios da qualidade com a interação dos colaboradores, pois liderar é trabalhar em equipe, é saber as necessidades alheias, é ouvir e sentir o que o cerca, principalmente as pessoas. O líder que é líder busca soluções, aonde nãoexiste.

No capitulo quatro, tem como fator mais importante a ligação do amor na liderança, onde dessa relação vem o comportamento que com estímulos torna-se positivos pontuando que, saber ouvir, observar, compreender os problemas, identificar e satisfazer as necessidades, ou seja se colocar no lugar do outro, a disposição dos outros, identificando e atendendo as necessidades dos outros....
tracking img