Resumo leo huberman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: FEUDALISMO

Leo Huberman , em seu livro A História da Riqueza do Homem, coloca que a sociedade feudal consistia em três classes- Sacerdotes, guerreiros, trabalhadores, sendo que ohomem que trabalhava produzia para ambas as outras classes. Segundo o autor, esse trabalho era agrícola e realizado em áreas chamadas Feudos.
Um feudo consistia em uma aldeia e váriascentenas de áreas de terras agricultáveis nas quais o povo da aldeia devia trabalhar. Cada propriedade feudal tinha um senhor. Chamado senhor feudal, viviam em castelos ou em casas grandes semprefortificadas.
Segundo Huberman, as terras agricultáveis se dividiam em duas partes: Uma, a terça parte do todo pertencia ao senhor; a outra ficava em poder dos arrendatários que trabalhavam a terra. Oautor ainda levanta duas outras características do feudalismo: As terras agricultáveis não eram contínuas, mas sim, dispersos em faixas ao longo de três campos; o fato de que os arrendatáriostrabalhavam, também, na propriedade do senhor.
O historiador ressalta a vida miserável que vivia o camponês. Trabalhando muito, conseguia arrancar do solo apenas o suficiente, talvez tivesse vividomelhor se não tivesse que trabalhar na terra do senhor, pagar impostos pesados, entre outras coisas. Leo Huberman alerta ao fato que, embora todas essas obrigações, o camponês não era um escravo esim um servo. A diferença seria o simples fato de que um escravo é comercializado e o camponês, de formal alguma, não podia acontecer isso, o que poderia acontecer seria o seu senhor transferir a possedo feudo para outro senhor, mas isso significava quer o servo teria novo senhor, porém, permanecia na sua faixa arrendada.
Diante de todas essas obrigações, o autor afirma que o servo erapeça importante no feudo, se ele não podia ser vendido sem a terra, tampouco podia deixá-la. O senhor feudal estipulava regras para não perder o servo, tais como a proibição de casar-se fora dos...
tracking img