Desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA - QUESTIONÁRIO

Curso: Administração
Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional Semestre: 1º Ano: 2011/1
Seu nome e seu RA
.

Atividades Previstas

Questões Dissertativas

1.Qual o papel da tecnologia e da educação na construção de um mundo mais equilibrado?
R= no meu ponto de vista a informática educacional pode ser considerada uma área de estudo quecontribui para o desenvolvimento da educação escolarizada como um todo, que deve estar de acordo com os objetivos definidos no plano pedagógico escolar e com as propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Ela visa propiciar a alunos e professores mais um ambiente onde a aprendizagem pode ser estimulada através da união dos recursos da informática com os objetivos particulares de cadadisciplina ou visando o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e cooperativos .A questão-chave da implantação de novas tecnologias de suporte à educação é fazer com que o aluno tenha interesse e motivação para buscar a informação desejada, transformando assim o paradigma tradicional da educação, de "depósito bancário, fábrica", para a educação como entretenimento.
Entre outras características,a aprendizagem tradicional é racional (organizada, sintetizada, hierarquizada) e lógico-matemática (dedutiva, seqüencial, quantificável). A aprendizagem virtual/interativa é intuitiva (conta com os acaso, junções não-lineares) e multissensorial (dinamiza interações de múltiplas habilidades sensoriais).

A criatividade do estudante o conduzirá a soluções fascinantes e compensadoras para osdesafios que ele definir para si mesmo. No final de tudo, o verdadeiro valor de seu projeto será medido pela resposta à pergunta: "Eu consegui contar a minha história com eficiência?". A meta de seus esforços é compartilhar idéias e experiências com outras pessoas, de forma a satisfazê-lo e comunicar a sua idéia da forma mais direta possível.

O computador, por si, não atende ao objetivo de formar o"homem social" com que sonha a humanidade; o que formará o homem é a maneira como ele utilizará a máquina. Por isso, é preciso que os objetivos do uso de computadores na educação em geral e na educação especial sigam uma filosofia educacional mais ampla, que justifique sua aplicação.
Abordaremos o uso de computadores na educação a partir de uma perspectiva construtivista-interacionista. Nesteponto de vista, o computador deve ser usado como um instrumento de aprendizagem, em que o aluno atua e participa de seu processo de construção de conhecimentos de forma ativa, interagindo com o instrumento de aprendizagem.

A partir dessas perspectivas, o computador poderá assumir o lugar de aprendiz, deixando para o aluno o lugar de professor. Assim, ele vai aprender com seus próprios ensinamentose descobertas. O aluno adquire conhecimento a respeito de seu próprio pensamento, possibilitando que construa sua aprendizagem de melhor forma. Portanto, o termo construcionismo decorre da necessidade de caracterizar a interação aluno-objeto mediada por uma linguagem de programação, como o Logo. O profissional que conhece Logo atua como mediador dessa interação. A criança interage com o objeto,que usa métodos para facilitar a aprendizagem e, principalmente a descoberta do aluno.

Há um argumento contrário à utilização da informática na educação: os professores ainda se ressentem, achando que o computador ocupará seu lugar e que acabarão sendo. dispensáveis. Ora, é claro que o computador é capaz de armazenar realmente muitas informações e organizá-las segundo seus parâmetros. Ele até écapaz de apresentá-las seguindo uma programação predefinida, com animações, apelos sonoros, pequenos vídeos etc., mas não é capaz de orientar um raciocínio ou conduzir uma discussão. Nem é capaz de relacionar informações para as quais não foi programado. Assim, um computador nunca poderá ocupar o lugar de um professor que não se limite a apenas transmitir informações. A utilização do computador...
tracking img