Marta Cristina de Souza Merline

Estado no conceito de Maquiavel, Hobbes e Tocqueville.
Ideias principais dos autores

Nicolau Maquiavel (1469-1527)
Na idade Média possuía as afinidades depoder existentes entre a Igreja e o Estado. O poder divino dominava o pensamento político central, onde Deus ainda era o Centro do Universo. Nessa visão de poder do Estado, é clara a valor da religião,pois em nome dela são feitas valer muitas causas em favor do Estado. A religião é, sob a visão de Maquiavel, um instrumento político-é usada de modo a justificar interesses os mais peculiares e, também,como conforto à população, que anda sempre em busca de ideais, a estar disposta até mesmo a conceder sua vida em busca destes. Neste momento existe a ruptura com o pensamento da Idade Média e aprofundeza do pensamento de Maquiavel está centralizado na palavra racionalidade e o centro do Universo passou a ser o Homem.
Maquiavel estuda o comportamento humano através da perspectiva da antiguidadeclássica, onde o homem possui traços humanos imutáveis: ingratos, covardes, simuladores e volúveis. Esses traços podem levar a conflitos constantes e dentro de um reinado levá-lo a anarquia, analisa asociedade de maneira fria e calculista e não mede esforços quando trata de como obter e manter o poder, enxerga o homem através de uma lente pessimista, mesmo ciente de que os valores cristãos: abondade, a caridade, a complacência são virtudes, mas em sua visão o homem é mal por natureza, por isso, esse pessimismo e esse negativismo na história.
A política pela primeira vez é mostrada comoesfera autônoma da vida social
Não é pensada a partir da ética nem da religião: rompe com os antigos e com os cristãos. Não é pensada no contexto da filosofia: passa a ser campo de estudo independente.Percebe o Estado como poder central soberano que se exerce com exclusividade e plenitude sobre as questões internas externa de uma coletividade, Estado: está além do bem e do mal.
Existem motivos... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Resumo: estado no conceito de maquiavel, hobbes e tocqueville. ideias principais dos autores. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Estado-No-Conceito-De-Maquiavel/774509.html

MLA

"Resumo: estado no conceito de maquiavel, hobbes e tocqueville. ideias principais dos autores" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Estado-No-Conceito-De-Maquiavel/774509.html>.

MLA 7

"Resumo: estado no conceito de maquiavel, hobbes e tocqueville. ideias principais dos autores." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Estado-No-Conceito-De-Maquiavel/774509.html>.

CHICAGO

"Resumo: estado no conceito de maquiavel, hobbes e tocqueville. ideias principais dos autores." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Estado-No-Conceito-De-Maquiavel/774509.html.