146267590213

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A mudança é palavra de ordem nos tempos que ocorrem, sendo que ninguém ou nada pode afirmar pode imune aos seus efeitos.
A área da saúde não é excepção e os sistemas de saúde são bem o exemplo disso.
O país tende a reproduzir os problemas de saúde da sociedade urbanizada e industrializada, nomeadamente a compressão da mortalidade associada e os problemas relacionados com atitudes ecomportamentos sócios desajustados (Ministério da Saúde, 1999).
O cuidado como uma ação integral que tem significados e sentidos voltados para compreensão de saúde como direito de ser, resgata o tratar, o respeitar, o acolher e o atender o ser em seu sofrimento. É uma ação integral de relações de pessoas, com efeitos e repercussões de interações positivas entre usuários, instituições eprofissionalismo, que geram uma atenção digna e respeitosa, com responsabilização, vinculo e acolhimento (Pinheiro & Guizardi, 2004).
A Atenção Básica e Saúde da Família, presentes no cenário da reforma sanitária brasileira, no que se refere ao modelo de atenção à saúde e organização dos serviços municipais que, na trajetória da descentralização foram sendo incorporados paulatinamente em nosso contexto. Asreflexões em torno do legado da Atenção Primariam à Saúde e sua estratégia dos cuidados primários ainda hoje suscitam debates entre sujeitos e atores sociais envolvidos nas bases da Política Nacional de Saúde. No período anterior a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primaria à Saúde representa um macro referencial para organização dos serviços numa lógica que tinha como propostaser uma das principais alternativas de mudança do modelo assistencial de mecanismos financeiros e operacionais, cada vez tem sido mais freqüente o uso do conceito Atenção Básica como referencia aos serviços municipais.
Nos últimos anos, vimos crescer no cenário brasileiro a Estratégia Saúde da Família (ESF), que vivenciou este debate ao explicar a superposição destes referenciais que permeiam aorganização dos sistemas locais. Há experiências municipais que fazem referencia à organização dos sistemas da Estratégia Saúde da Família na perspectiva da Atenção Primária, outros o fazem na Atenção Básica, sendo que estes termos são utilizados ora como sinônimos ora com contraposição.
Portanto, o enfermeiro na sua formação e inserido na Atenção Primária Saúde terá a missão de envolve aspectosgerencias para o serviço e para a equipe, abre grandes possibilidades para estratégias que possibilitem a construção de novos valores, compreensões e relações, pois há espaço de intervenção de diferentes atores a partir de sua capacidade de autogovernar, entre autonomia e controle. Nessa perspectiva, a investigação buscou indagar: qual a contribuição do enfermeiro na geração de dispositivo instituiu notrabalho em equipe com a família na linha do cuidado à saúde.
Mas para isso é de suma importância que as três esferas de governos estejam sensibilizadas, afinal de contas, para que possamos garantir o Direito da Universalidade é necessário que seja garantindo a todos algumas possibilidades tais como: moradia, saúde, alimentação, educação, emprego e dentre outros. Estamos em pleno século XXI econstatamos que tal direto não está garantido para população de modo geral, principalmente, quando nos deparamos que existam vários grupos familiares que se encontram no nível socioeconômico baixo.
Para isso, os governos municipais deverão estar envolvidos e acima de tudo sensibilizados para que possa dar uma garantia dignas de Assistência à Saúde, a essas pessoas que se encontra na implementação dalinha de cuidado através da Promoção, Prevenção e Assistência à Saúde na Atenção Primaria à Saúde de seus respectivos municípios.
Conforme o caso clínico da família SILVA, nos aponta diversas fragilidades que foram encontradas no sistema municipal de Buritizeiro.
Atualmente, nesta cidade possui uma população de 27.067 habitantes estando localizado na região de Pirapora (no norte do Estado de...
tracking img