Economia internacional - gatt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
Campus Santo Amaro

Ana Paula Diegues
Carlos Roberto de Almeida Junior
Daiane Evelyn Moraes
Renato Leonel
Vinicius Policante

ECONOMIA INTERNACIONAL

Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT)

São Paulo
2013

LISTA DE TABELAS
Tabela 1- Síntese das Rodadas de Negociações............................09

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

CAPÍTULO 1 -Globalização: algumas considerações 05

CAPÍTULO 2 - Uma perspectiva histórica 07

CAPÍTULO 3 - GATT: da origem à OMC 08

CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO
Neste trabalho objetiva-se elaborar um conciso estudo descritivo sobre o denominado Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, o GATT, das suas origens ao seu fim.
Assim, no decorrer destas linhas, oleitor encontrará algumas considerações sobre o fenômeno da Globalização, as suas nuanças e o quanto a mesma influencia na formação de organizações e acordos multilaterais entre países ao redor do globo.
Além disso, há a tentativa de traçar por meio de um percurso histórico sobre as questões que levaram à criação do GATT, as suas implicações, os objetivos, as rodadas de negociaçõesestabelecidas ao longo dos anos e o seu fim com a criação da OMC, sendo embasado em pesquisas da fortuna critica disponíveis em sites, livros e periódicos acadêmicos sobre o tema.
Vale salientar que, neste trabalho, não se pretende estabelecer uma análise crítica e aprofundada das questões econômicas e/ou de quaisquer outras relacionadas ao GATT, desde as suas origens ao seu termino, mas sim, elaborar umroteiro histórico-descritivo sobre o mesmo.
Este adendo contratual como o leitor destas breves considerações faz-se jus, pois é imperativo ressaltar que todas as informações encontradas aqui partem das perspectivas limitadas e ainda não devidamente lapidadas de alunos iniciantes em temas concernentes às políticas econômicas internacionais.

CAPÍTULO 1 – Globalização: algumas considerações.Em uma definição bem simplificada, a Globalização pode ser considerada como um processo integrativo, sobretudo, no que diz respeito a aspectos econômicos financeiros, sociais, culturais, ambientais, jurídico-legal e políticos, intensificado pelas modernizações dos meios de transporte e das formas de comunicação entre países do mundo no final do século XX e início do século XXI. Um dosaspectos mais importantes da globalização é o financeiro pelo qual o dinheiro circula entre bancos e contas de pessoas de diferentes países e o capital é aplicado e transferido instantaneamente. Isso se deve principalmente ao desenvolvimento de meios de comunicação como a internet pelo qual não somente as pessoas de diferentes localidades e países se comunicam, mas recursos financeiros tambémcirculam por esse meio. Ainda, a Globalização refere-se ao modo como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo. (IANNI, 1999)
Internacionalizados pela quebra de barreiras regionais, os Estados, pertencentes a uma “aldeia global”, (IANNI, 1999, p.15) passam a expressar uma unidade econômica do planeta, onde a produção de bens e serviços, o comércio, as empresas, os mercadosde bens de produção e de consumo e a força de trabalho são arrastados para a esfera da competitividade global. Por essa perspectiva, a globalização apresenta dois movimentos tanto o de desregionalização quanto o de regionalização. Em linhas gerais, o primeiro estabelece-se como uma tendência crescente de quebra de barreiras comerciais entre nações, enquanto o segundo, pelo esforço na tentativa deformação de blocos econômicos regionais. (VALENTE, 2013)
No mundo globalizado, as políticas estabelecidas pelos Estados-Nações são diretamente atreladas às questões de mercado, sobretudo devido à complexa relação simbiótica entre as ações do Estado e as interferências de atores externos representantes do mercado, como corporações transnacionais e multinacionais. (IANNI, 1997, p.18)
Em suma, das...
tracking img