Resumo do texto - estrutura organizacional e equipes de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
MBA EM GESTÃO EXECUTIVA
Formação em Gerenciamento da Equipe





Sylbene Bento Parreira Diniz





RESUMO DO TEXTO –
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E
EQUIPES DE TRABALHO:
ESTUDO DA MUDANÇA
ORGANIZACIONAL EM QUATRO
GRANDES EMPRESAS INDUSTRIAIS



























Goiânia
2008


Sylbene Bento Parreira DinizRESUMO DO TEXTO –
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E
EQUIPES DE TRABALHO:
ESTUDO DA MUDANÇA
ORGANIZACIONAL EM QUATRO
GRANDES EMPRESAS INDUSTRIAIS






Trabalho final de disciplina apresentado ao Curso de MBA em Gestão Executiva da Universidade Salgado de Oliveira como parte dos requisitos para conclusão do curso.Orientador: Prof. Lúcia Kratz















Goiânia
2008
RESUMO



O presente artigo usou como metodologia o caráter descritivo e exploratório. Em um contexto de quatro empresas no ramo industrial, que através de algumas mudanças na estrutura organizacional e na formação do trabalho em equipe, conseguiram resultados surpreendentes. Também foi percebido que a culturade uma empresa, as atitudes da gerência e o layout são aspectos que influenciam na dinâmica de uma organização.
Este texto estimula um olhar crítico sobre o mundo contemporâneo, pois diz de dificuldades sócio-político-econômicas enfrentadas por empresas que lutam para conseguir sobreviver frente às exigências de inovações e de competição na concorrência de mercado.
Para possívelsobrevivência das organizações neste atual cenário, um fator de fundamental importância, e que este texto privilegia, é a implantação e formação das equipes de trabalho de acordo com a estrutura da organização.
Para a formação de equipes é necessário que as organizações tenham um planejamento estratégico, tecnológico, estrutural e pessoal condizente com os objetivos da organização.Através do estudo realizado pelas quatro empresas no texto analisado verificou-se que cada organização tem um “dialeto” próprio para a manifestação de como as tarefas se realizam dentro de uma estrutura organizacional. Também foi verificado que as estruturas organizacionais têm tornado crescentemente mais enxutas, buscando focos de atuação para a realização de suas atividades produtivas. Asempresas que realizaram desverticalização estrutural promoveram a terceirização em áreas de apoio, por não pertencerem à competência ou ao know-how das empresas, ou ainda, por não possuírem atividades que agregam diretamente valor aos produtos.
Outro ponto importante avaliado foi a descentralização da autoridade das empresas pesquisadas, principalmente aquelas que desverticalizaram suaestrutura. Diz respeito aos aspectos ligados ao trabalho operacional, tais como: requisição de material, manutenção de equipamentos, qualidade, tecnologias, planejamento de férias, logística. Esta ação teve como objetivo gerar maior autonomia nos níveis operacionais, isso foi possível principalmente devido a implantação de equipes de trabalho que facilitam a flexibilidade e rapidez no processodecisório.
Para a utilização de uma estrutura organizacional descentralizada é fundamental a formação de uma equipe de trabalho que corresponda aos objetivos estratégicos da organização. Para isso deve ser levado em conta o contexto cultural que a equipe foi formada. No caso das empresas avaliadas, mudanças tiveram que ser feitas nas equipes existentes. A mudança estrutural no sentido dedescentralização foi intensa e a formação das equipes significou um suporte fundamental à flexibilidade dos processos de produção.
Desverticalizar estruturas organizacionais é trabalho de difícil realização, o impacto que tal mudança provoca é profundo e exigem adaptações na disseminação de uma nova cultura. As estruturas horizontalizadas têm novos desafios: lidar com a informação rápida,...
tracking img