Unip adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Campi Paraíso Matutino e Pinheiros Noturno















MANUAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

3º./2º. SEMESTRES
2011_2


















SÃO PAULO
2012


INTRODUÇÃO



O Manual aqui apresentado tem como objetivo fornecer orientações paraa realização das Atividades Práticas Supervisionadas – APS – nos 3º./2º semestres do curso de Administração nos campi Paraíso Matutino e Pinheiros Noturno. Trata-se de um trabalho semestral, interdisciplinar, extraclasse e em equipes.


Como constam dos Projetos Pedagógicos do Curso, as Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para oaprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade - integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso – e práxis - integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula - à realidade.


As Atividades Práticas Supervisionadas visam a contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aosfuturos Bacharéis e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma empresa/organização em situação real.

Nesse semestre letivo, o tema e a estrutura do roteiro de conteúdo do 3º./2º semestres aproximam-se da estrutura de umeventual artigo científico. Os trabalhos escritos, que obtiverem boa avaliação, poderão ser orientados visando à submissão para publicação em periódicos e/ou apresentação em eventos científicos abertos a trabalhos do Ensino Superior em Administração.



























1 Etapas para a realização das Atividades Práticas Supervisionadas


1. Composição dasequipes com número mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) alunos. Os grupos deverão formalizar sua formação através da apresentação da Ficha de Composição da Equipe – APS 2012_1 ao professor responsável pelo trabalho no semestre letivo:


Paraíso Matutino: Prof Wanderley Monteiro.
Pinheiros Noturno: Prof Luiz Fernando Martins.


2. Elaboração da pesquisa e do trabalho escrito.ROTEIRO DO TRABALHO


TEMA: A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL COMO MEIO PARA GANHO DE DESEMPENHO: uma análise da estrutura organizacional de _____ (preencher com a referência de classificação do porte da empresa/organização adotada pelo BNDES1) porte visando a sugestões de melhoria.


INTRODUÇÃO

Deve contemplar: qual é o objetivo do trabalho tendo em vista o tema a ser tratado, porque o assunto éimportante, como será desenvolvido (uma breve descrição do que tratam os cap 1, 2 e 3), tipos de pesquisas utilizadas (pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo)

1 Fundamentação Teórica (referente ao tema e ao(s) aspecto(s) ou desafio(s) que será(ão) analisado(s) e para o(s) qual(is) haverá sugestões de melhoria)

O que é e qual a importância de uma estrutura organizacional; fatorescondicionantes da estrutura; tipos de estrutura organizacional ou departamentalização (para cada tipo de estrutura: critério utilizado, quando é recomendável, vantagens e desvantagens); centralização e descentralização de decisões; amplitude de controle.

2 Estudo de Caso

2.1 Perfil da Organização

2.1.1 Apresentação da empresa
a) Nome da organização
b) Tipo (empresa privada, empresa pública, órgãogovernamental, instituição de fins lucrativos etc.)
c) Atividade principal
d) Porte (pequena, média, grande) – segundo os critérios do BNDES.

2.1.2 Produtos e Clientes
a) Produtos principais (bens e/ou serviços)
b) Clientes-alvo. Apresentar, quando for o caso, os clientes intermediários e informar, também, as áreas geográficas de atuação.

2.1.3 Quadro de pessoal
Informar a composição...
tracking img