Resumo do livro o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro: O monge e o executivo
O livro conta a história de um executivo em um alto cargo que se sente fracassado no papel de líder de seus subordinados e também de pai e marido, então porsugestão de um pastor de sua igreja, ele tira um período sabático em um mosteiro para se recolher e repensar suas escolhas e encontrar o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.
Muitas vezesrepetimos os comportamentos que temos no ambiente de trabalho para casa e vice-versa e isso traz problemas para ambos os setores da vida pois entendo que o fator de sucesso para a vida está noequilíbrio.
Um dos pontos principais do livro é discorrer sobre o que é liderança que é a capacidade de inspirar confiança e influenciar pessoas para ações conjuntas e entusiasmá-las na execução de umtrabalho comum, sendo que as bases da liderança não é ter poder sobre os comandados e sim autoridade conseguida através do amor, dedicação e que o líder deve estar disposto a servi-los.
Muitas pessoasacreditam que liderança é dom, que nasce-se líder nato, já outras defendem que liderança pode ser aprendida, para o autor o indivíduo não precisa ser chefe ou ter um alto cargo para ser líder, visto quetemos vários líderes de movimentos políticos e sociais, daí conclui-se que liderança é inspirar pelo exemplo para a ação uma vez que o líder torna-se referencia de comportamento.
Dascaracterísticas que um líder deve ter sobressai-se: paciência, humildade devendo reconhecer seus acertos e erros e estar sempre disposto a aprender, respeito, honestidade pois serve de exemplo de conduta,comprometimento pois suas ações devem estar atreladas aos objetivos da empresa e capacidade de motivar pois um funcionário ciente de sua importância para a organização aceitará mais fácil novos desafios etornará o ambiente mais acolhedor.
Resumindo o papel do líder não é gerencial, coisas são gerenciáveis, pessoas não, de forma que o mesmo deve desenvolver um senso observador para cada funcionário...
tracking img