Fasb

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CONTABILIDADE INTERNACIONAL

FASB – Financial Accounting Standards Board
(Trabalho para AV1)

Rio de Janeiro
2012

APRESENTAÇÃO:

Este trabalho destina-se a apresentar, resumidamente, parte da história, conceitos e importância do FASB (Financial Accounting Standards Board) no desenvolvimento da padronização das normas de contabilidade financeira e daapresentação de relatórios financeiros em função da globalização dos mercados, a fim de aumentar a comparabilidade internacional.
Neste relato, esperamos demonstrar os objetivos e destacar como duas das principais normas definidas pelo FASB, o SFAS52 e o SFAS133 são utilizadas e explicar a necessidade da elaboração de demonstrações contábeis convertidas em moeda estrangeira.

FASB - HISTÓRIA EANTECEDENTES

Em meados dos anos 1930, tanto a comunidade financeira como o governo federal americano perceberam à necessidade óbvia da criação de normas contábeis uniformes, especialmente para as demonstrações financeiras das empresas de capital aberto. O Accounting International Certified Public Accountants (AICPA - Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados) apresentou orientaçõespreliminares nas auditorias em conjunto publicados de contas corporativas de 1934. O Securities and Exchange Commission (SEC – corresponde a Comissão de Valores Imobiliários) foi criado nesta mesma época, sendo um órgão autorizado e tendo, entre outras funções, o estabelecimento de normas para a elaboração de relatórios financeiros. Em 1938, no entanto, a SEC votou a fim de abrir mão dessa prerrogativae permitiu que o setor privado pudesse regular a sua prática contábil, política que a comissão tem mantido até hoje.
O AICPA assumiu o papel de normalização da contabilidade financeira em 1939. Em 1971, uma comissão especial do AICPA sugeriu que a Financial Accounting Foundation (FAF) outorgasse a função de definição de padrões a um organismo autônomo. Assim, em 1973, foi criado o FinancialAccounting Standards Board (FASB), uma organização que faz parte da estrutura organizacional da Financial Accounting Foundation (FAF). Logo depois, a SEC ratificou o papel do FASB em promulgar normas financeiras contábeis.
O Financial Accounting Standards Board (FASB) é uma organização criada nos Estados Unidos em 1973 com o objetivo de estabelecer padrões de contabilidade e relatórios financeirospara entidades do setor privado, incluindo empresas e entidades sem fins lucrativos. Ele faz parte da estrutura organizacional da Financial Accounting Foundation (FAF), que é uma organização independente do setor privado criada nos Estados Unidos em 1972.
Conforme Perez Junior (2002, p. 13):
... em 1° de junho de 1973 foi criado o FASB, que é composta de sete membros indicados por uma junta decuradores (indicados pelo AICPA) para prestação de serviços em tempo integral. A FASB é um órgão independente, reconhecido pelo principal órgão que regulamenta o mercado americano de capitais (SEC - Securities and Exchange Commission), com o objetivo de determinar e aperfeiçoar os procedimentos, conceitos e normas contábeis.
O FASB foi designado como a organização do setor privado responsávelpelo estabelecimento das normas que regulamentam a preparação dos relatórios financeiros para entidades não governamentais. Essas normas são oficialmente reconhecidas e são essenciais para o funcionamento da economia global, já que elas visam a credibilidade, a transparência e a comparabilidade das informações financeiras das companhias.
FUNÇÃO
Com a globalização do mercado de capitais e a grandedemanda de investimentos internacionais, tornou-se muito complicado o processo de entendimento das demonstrações financeiras, já que, cada país define suas próprias normas e procedimentos contábeis, que tendem a espelhar as características e particularidade de cada nação.
Para neutralizar as possíveis distorções e uniformizar os padrões, o FASB criou uma série de normas que tem como objetivo...
tracking img