Pesquisa da atividade economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 INFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS 06

4 TRIBUTAÇÃO 10

5 LIVROS FISCAIS 10

6 ENCARGOS TRABALHISTAS 18

7 LIVROS CONTÁBEIS 28

8 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 31

9CONCLUSÃO 33

10 REFERÊNCIA 34
INTRODUÇÃO e justificativa

Neste trabalho irei abordar na pratica a atuação de todos os aspectos que envolvem a atividade empresarial, isto é colocar em pratica tudo que estudei durante todos estes anos na área contábil.
A minha trajetória no curso de Ciências Contábeis, vi na teoria dos professores, o que eu como Auxiliar contábilpresencio na pratica em escritório onde trabalho, a contabilidade sempre fez parte das nossas vidas, e ao ingressar em um curso superior, senti que realmente era o que eu queria fazer.
Mas o curso era apenas um começo, pois a profissão contábil exige que você busque mais e mais conhecimento, e é através desta busca que a faculdade tornou-se uma ferramenta nesta busca incessante porconhecimento.
Por muitos anos trabalhando em escritórios de contabilidade, e não pude deixar de notar que 90% das empresas que dávamos assessoria, eram empresas votadas para atividade comercial.
O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação comercial, que seria a troca de mercadorias pordinheiro ou mesmo por outra mercadoria. Hoje quase não se utiliza mais a palavra comerciante e sim Empresário.
Normalmente as entidades comerciais são separadas em Atacadistas e Varejistas. Atacadistas: destinados a venderem grande quantidade de bens de consumo indiretos a preço menor, geralmente os atacadistas vendem seus produtos para empresas industriais, agrícolas, que utiliza osprodutos do atacado como matéria prima ou suprimentos, as mercadorias vendidas pelos atacadistas nunca vão diretamente para o consumidor final. Varejista: destinados a venda direta para os consumidores finais.
Ao desenvolver uma pesquisa aumentamos nossa área de conhecimento e passamos a trabalhar com maior qualidade e economia trazendo benefícios para todos.DESENVOLVIMENTO


1 HISTÓRICO

O que é o comércio? É o ato de negociar, vender e revender, comprar, operando com troca de mercadoria ou venda direta.
O comércio é a troca de produtos. Antigamente, as trocas eram feitas por produtos de valor desconhecido onde cada um valorizava seu produto. Hoje, a troca é feita de forma indireta, uma pessoa troca o dinheiro pelo produto quedeseja. A invenção do dinheiro contribui para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.
O comércio pode estar relacionado a economia formal, legalmente estabelecido, com firma registrada, dentro da lei e pagando impostos, ou pode ainda estar relacionado é economia informar que são as atividade á margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sempagar impostos.
O mercado é o lugar público onde negociantes expõem e vendem seus produtos. O surgimento do mercado como um espaço físico ocorreu na antiguidade antes da invenção do dinheiro. Independentemente da existência do dinheiro, é a oferta e a procura por mercadorias ou serviços que permite a existência do comércio.
No desenrolar de sua evolução o homem sempreproduziu a sua subsistência e o que era excedido ficava para trocar ou vender iniciando aí a base do comércio.
O comércio foi um marco importante na história da humanidade, pois aproximou povos de diferentes etinias.
Para facilitar e garantir qualidade e segurança na comercialização, o homem criou muitas ferramentas dentre elas a moeda, os bancos, a bolsa de valores,...
tracking img