A responsabilidade social das empresas: o contexto brasileiro em face da ação consciente ou do modernismo do mercado?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
C. N. dos Reis – A responsabilidade social das empresas: o contexto brasileiro...

279

A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS:
O CONTEXTO BRASILEIRO EM FACE DA AÇÃO CONSCIENTE OU DO MODERNISMO DO MERCADO?* Carlos Nelson dos Reis**
RESUMO A responsabilidade social das empresas vem sendo questionada e impõe

novos desafios gerenciais aos negócios, trazendo a emergência de medidas deenfrentamento para os problemas sociais, pois já não é mais possível conviver com o paradoxo de importantes inovações tecnológicas, de um lado, e a degradação da vida humana, de outro. A responsabilidade social das empresas no Brasil ainda é um desafio, uma vez que as ações de filantropia não têm contribuído efetivamente para a melhoria das condições de vida da sociedade e para a transformação da realidadesocial vigente. Este texto desenvolve uma problematização dessa questão, tendo como foco um conjunto de empresas brasileiras.
Palavras-chave: responsabilidade social; compromisso social; serviço social Código JEL: M, MOO, M1, M14, M00114

CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY: THE BRAZILIAN CONTEXT BEHIND A CONSCIOUS ACTION OR A MARKET MODERNISM?

ABSTRACT The social responsibility of corporationshas been challenged, requi-

ring new answers by the business sector. As a consequence, social responsibility brings about the need of confronting the traditional measures with the paradox of increasing technical progress existing side-by-side with the process of degradation of human life. At present, the world capitalist society is demanding a revision of its main values, shifting its growthstyle to the sustained development pattern, the only

* Artigo recebido em 27 de abril de 2006 e aprovado em 12 de janeiro de 2007. ** Mestre em Economia e Administração de Negócios, Marketing e Contabilidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e-mail: cnelson@pucrs.br

R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 279-305, maio/ago. 2007

279

280

R. Econ.contemp., Rio de Janeiro, 11(2): 279-305, maio/ago. 2007

possibility of providing economic and social progress to the future generations. The present article deals with these issues, focusing on the actions of an ensemble of Brazilian enterprises.
Key words: social responsibility; social commitment; social work

C. N. dos Reis – A responsabilidade social das empresas: o contexto brasileiro...281

INTRODUÇÃO

No Brasil, a gravidade dos problemas sociais e a emergência de alternativas para o enfrentamento dessa realidade trazem à tona a discussão sobre a responsabilidade social das empresas. No setor privado, o movimento da responsabilidade social (RS) é composto por ambigüidades e controvérsias que, somadas às discussões sobre a situação de boa parte da população, cujasnecessidades básicas ainda não estão sequer sendo supridas, tornam a RS das empresas brasileiras um desafio ainda maior. No contexto mundial, o movimento da RS existe desde os anos 1960, mas, no Brasil, ele tomou forma e concretude nos anos 1980. Sua disseminação é lenta e carrega uma tradição histórica de filantropia assistencialista, portanto, trata-se de uma discussão em curso e com produção reduzida.Para efeitos dessa reflexão, sistematizaram-se alguns autores, sem a preocupação de pautar linhas de divergência e convergência a respeito do tema, e utilizaram-se informações estatísticas do IPEA, com o intuito de destacar algumas características do movimento no Brasil. Nessa perspectiva, as referências que seguem caracterizaram: em primeiro lugar, as origens e a evolução da responsabilidade socialdas empresas, tendo por fim destacar o entendimento do seu significado; em segundo, uma síntese da evolução da ação social das empresas brasileiras; e, por fim, por meio de informações empíricas, em que estágio se encontravam as ações de RS nas empresas brasileiras como alternativa para a construção de uma sociedade com efetiva justiça social, econômica e sustentável.
1. ORIGENS E EVOLUÇÃO DA...
tracking img