Resumo do livro vida e obra de taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| | 21 set. 2012 Nota:___________ |

Disciplina: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO | Professor: ADEMIR DE MATTOS |
Acadêmico: BRUNNA MARIA KRYNSKI DOS SANTOS |

1 INTRODUÇÃO

Será abordado através deste uma análise crítica da obra Princípios da Administração Científica, referente ao autor Frederick Winslow Taylor, editada em 1995. A apresentação deste trabalho começará com umasíntese dos devidos tópicos retirados do livro. Contudo, haverá uma elaboração da análise crítica a qual se dará por outras formas de pensamentos perante certos autores. Analisando-se os métodos da Administração Científica juntamente com as relevantes críticas espera-se obter uma notável visão sobre o assunto abordado visto que, este possa ser de grande valia para nosso conhecimento, bem como o do curso.2 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Frederick Winslow Taylor nascido em Germantown, subúrbio da Filadélfia nos Estados Unidos, no dia 20 de março de 1856, foi o iniciador da eficiência industrial contribuindo de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do século XX. Nascido de uma família de classe média era estudioso e ambicioso para tornar-se advogado passando por alguns colégios dos EstadosUnidos onde se preparava para o exame de vestibular, porém, ao ter comprometido sua vista, acabou largando os estudos e aos dezoitos anos entrou para uma oficina mecânica como cargo de aprendiz.
Mais tarde, conhecido como o “Pai da Organização Científica do Trabalho”, subiu de operário a engenheiro-chefe em um curto espaço de seis anos visto que, se dedicava com o maior zelo e a maior paciênciaao trabalho diariamente. Homem de grande força de vontade utilizava todos os recursos para conseguir rendimento diário aceitável, estipulando medidas rigorosas e tendo consequentemente atitudes duras perante aos funcionários ao passo que, dizia-lhes tudo o que pensava sendo associado como um chefe não muito agradável. Formou-se em engenheiro mecânico estudando à noite e usufruindo-se de suasobservações e experiências reuniu vários de seus artigos apresentando-os a Sociedade de Engenheiros Mecânicos (ASME), o qual era presidente e, tentou implementar o seu sistema na gestão mas, recebeu muitas críticas o que o fez desistir de publicar seu livro. Entretanto, publicou seus artigos mesmo sem a aprovação da ASME. Taylor, inicialmente cuidava apenas dos processos e devido à consolidação de seusbons resultados a partir da experimentação, passou a abrangi nas observações científicas, que ao seu ponto de vista, estas deveriam ser bem analisadas.

2.2 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Á partir das recomendações de Taylor, uma série de técnicas se tornou universal, como a descrição de cargos, o planejamento de fluxos de trabalho, o controle sistemático de estoques, entre outras.Atribuindo-se assim e, enfatizando aspectos técnicos do trabalho.

2.2.1 Sistemas de administração

O principal objetivo da administração é assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e ao empregado a fim de compreender o desenvolvimento no mais alto grau, de todos os ramos de negócio. Para o empregado, máxima prosperidade, associa-se a salários mais altos do que os recebidoshabitualmente, entretanto, o fator de maior importância é a forma mais eficiente de executar determinado trabalho. Evidentemente, para o patrão a sua máxima prosperidade juntamente com a do empregado devem ser conciliadas. Infelizmente no mundo industrial as organizações não enxergam que é possível manter relações mútuas, ou seja, que objetivos individuais levem a concretizar objetivos coletivos.

2.2.2Identidade de interesses de empregadores e empregados

A prosperidade do empregador somente existe acompanhada da prosperidade do empregado e vice-versa, devido ao fato dos interesses de ambos serem um único e mesmo. Para que isso seja conquistado é preciso dar ao trabalhador o que ele mais deseja – altos salários – e ao empregador também o que ele realmente almeja – baixos custos de produção....
tracking img