Taylorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“Um breve Resumo sobre a vida de Frederick Winslow Taylor”
Para se entender como o Engenheiro Frederick Winslow Taylor desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração, precisamos descrever um breve resumo de sua vida. Aos 16 anos começa a trabalhar como aprendiz em uma indústria, a Enterprise Hydraulic Works onde permanece até 1878 quando vai para a Midvale Steel Works especializada naconstrução de máquinas, lá começou como operário, mas logo passou para escriturário, maquinista, contramestre (gerente) e finalmente engenheiro-chefe. Aos 27 anos, em 1883, Taylor se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em Engenharia Mecânica. Foi nessa época que ele desenvolveu uma série de dispositivos para o corte de metais e 1890 a 1893, Taylor trabalha como gerente geral e engenheiroconsultor na Manufacturing Investment Company, Filadélfia onde tem a oportunidade de que precisava para testar suas teorias. Em 1983 ele deixa a companhia para abrir seu próprio negócio como consultor independente. Em 1898 ele ingressa na Bethlehem Steel onde, junto com Maunsel White e uma equipe de assistentes desenvolve o “high speed steel”, ou aço rápido, um material usado na fabricação deferramentas de corte que largamente utilizado até hoje. Em 1901, já bastante conhecido, deixa a Bethlehem Steel devido a desavenças com outros gerentes. Em 1903 publica seu primeiro livro sobre o que mais tarde chamaríamos de administração científica: “Shop Management” (Direção de Oficinas) onde trata pela primeira vez de suas idéias sobre a racionalização. Em 1906 publica “The Art of Cutting Metals” (AArte de Cortar Metais), é eleito presidente da Associação Americana dos Engenheiros Mecânicos e recebe o título honorário de Doutor em Ciência pela Universidade da Pensilvânia. Somente em 1911 é que Taylor publica sua obra mais importante revelando de vez os princípios da administração científica que se tornaria a base da Teoria Geral da Administração. Em “Principles do Scientific Management”(Princípios da Administração Científica) Taylor descreve toda sua teoria sobre a administração que contém princípios até hoje utilizados pelas empresas ainda que com algumas alterações.
TAYLORISMO
No período Feudal o modo de produção se estruturava em estamentos não havia mobilidade social Nesta época o aprendizado ocorria nas oficinas onde o mestre ensinava ao aprendiz o ofício. Com o passar dotempo este modo sofre modificações, inicialmente as fábricas ainda tinham a mesma estrutura do feudalismo, porém aos poucos o homem já não é mais o dono do seu trabalho, aparece à figura do chefe do capital das forças produtivas. Este usa ferramentas para gerar lucro (trabalho humano e a máquina). O trabalho em série faz com que o homem perca a intimidade com o trabalho, sua responsabilidade ficafragmentada, porém oferece ao capitalista maior eficiência na possibilidade de ampliar seu lucro.
Como já citado acima Taylor iniciou sua vida profissional das camadas menores, e o seu estudo também, observando o trabalho dos operários. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo; dando ênfase na tarefa. Esse estudo aconteceu em uma época bem propícia, pela abundantemão-de-obra desqualificada e barata, pela quase ausência de leis trabalhistas e sindicatos; pelo aparecimento de indústrias automobilísticas e crescimento das demais que gozavam de grande poder econômico. Para ele a administração tinha que ser tratada como ciência. Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixopelas empresas. Não havia, na época, interesse em qualificar o trabalhador, diante de um enorme e supostamente inesgotável "exército industrial de reserva". O estudo de "tempos e movimentos" mostrou que um "exército" industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários. Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo...
tracking img