Resumo sobre o livro vida e obra taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TAYLOR 

Frederick Winslow Taylor nasceu em Germantown, subúrbio da Filadélfia, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, no dia 20 de março de 1856. Educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança, ele era “bem nascido”, sua família pertencia à classe média. Tendo uma situação financeira razoável, proporcionou ao Taylor uma boa educação em excelentescolégios, onde se preparou para o exame de vestibular, pois era desejo dos seus pais que Taylor fosse para Boston se formar em direito na universidade de Harvard.

Estudiosos afirmam que Taylor era tão ambicioso que não pôde realizar a sua ambição de tornar-se advogado, porque havia arruinado a vista nos estudos. Ele exagerou na dose e teve que largar os livros aos dezoito anos e entrou para umaoficina ao lado de sua casa, onde como aprendiz, trabalhou em máquinas, ferramentas e na fabricação de modelos.
A aprendizagem de Taylor havia terminado justamente ao final de um longo período depressivo, que se surgiu ao pânico de 1873, e os negócios estavam muito difíceis naquela época. Sendo obrigado começar como operário, e não como mecânico, quando em 1978 aos vinte e dois anos, conseguiu empregonas oficinas de construção de máquinas MidvaleSteel Company. Lá teve a oportunidade de desenvolver estudos que deram base para formular a sua teoria, na qual analisa a empresa a partir dos níveis operacionais, em direção aos níveis de direção, e identificou alguns problemas que afetavam as organizações, diminuindo a sua produtividade.

Mas a sorte estava do seu lado, pouco depois o contadorfoi despedido por motivos de furto e seu preparo acadêmico foi o fator determinante para ocupar tal posição por tempo provisório e mais tarde em caráter definitivo até ser voltar para o setor de engenharia, como cargo de engenheiro-chefe.
 
Inicialmente, Taylor trabalhava nas bases da produção, focando sua atenção no comportamento dos operários, nos equipamentos utilizados e como esses fatoresinfluenciavam no resultado final. Na época, a produção não era padronizada, o que significa que cada operário realizava sua tarefa da forma como achava melhor, e também realizava todo o processo, do começo ao fim da fabricação de cada produto. Este foi o ponto de partida para o trabalho de Taylor.

Taylor viu que todos os operários ganhavam a mesma remuneração, quer trabalhassem com Vontade, querfizessem bem menos do que eram realmente capazes. Isso foi identificado como um problema, uma vez que os operários não tinham motivação para se esforçar, pois não teriam nenhum tipo de benefício por fazê-lo. Assim, ele chegou à conclusão de que deveria ganhar mais quem produzisse mais, e era a Administração que deveria cuidar para que isso ocorresse.

Outro ponto importante foi a racionalizaçãodo processo de produção, ou seja, em vez de cada operário fabricar o produto do começo ao fim, o processo inteiro seria divido, racionalizado, de forma que cada operário teria uma determinada tarefa específica. As execuções das tarefas individuais seriam articuladas de forma a, no final do processo, ter o produto finalizado. Assim, Taylor iniciou seu Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-TimeStudy) com o intuito de determinar a melhor forma de racionalizar o processo e executar as tarefas individuais. A Administração também exerce função neste item, uma vez que tem papel de racionalizar a tarefa total, distribuir adequadamente as funções individuais, além de selecionar e treinar os operários.

Além disso, Taylor também observou haver diferenças entre a execução de tarefas entre osoperários, e chegou à conclusão que, dentre diversas formas de se executar determinada tarefa, existe a melhor; e esta, portanto, é a que deveria ser usado como padrão (The Best way). Na visão de Taylor, cabia também à Administração o papel de identificar, planejar e fiscalizar a realização das tarefas de acordo com este conceito.

Por fim, Taylor percebeu que nada disso funcionaria bem se o...
tracking img