Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
Departamento de Serviço Social
Administração





Fichamento de Citação












Administração Cientifica
Arrumando o chão da fábrica
No inicio do século XX, surgiu a Administração comociência.
O nome Administração Cientifica é devida a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial.
Os princípios métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração.
Frederick W. Taylor, considerado o fundador da moderna TGA. Taylor teve inúmeros seguidores (como Gannt, Gilbreth, Emerson,Ford, Barth e outros).

A obra de Taylor
Frederick Winslow Taylor (1856-1915),o fundador da Administração Cientifica ,nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos.
Na época vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar opagamento por peça determinado pelos patrões.
Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como os empregados.

Primeiro período de Taylor
O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Shop Managament (1903), sobre as técnicas de racionalização do trabalho operário, por meiodo estudo de Tempos e Movimentos (Montion-time Study).

Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los.

Conclui que se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que o seu colega menosprodutivo, acaba se acomodando ,perdendo o interesse e não produzindo de acordo com a sua capacidade.

[...] criar condições de pagar mais ao operário que produz mais. Em essência, Taylor, diz ,em Shop Management [...]


Segundo período de Taylor

Corresponde á publicação do seu livro The Principles of Scientific Managenet (1911), quando conclui que aracionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus principio na empresa como um todo.
[...] desenvolveu seus estudos sobre a Administração geral, a qual denominou Administração Cientifica, sem deixar de lado sua preocupação quanto à tarefa do operário [...]
A Administração Cientifica é uma combinação de: “Ciência em lugar deempirismo. Harmonia em vez de discórdia. Cooperação e não individualismo. Rendimento máximo em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficácia e prosperidade”.



A Administração como Ciência

Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente.
O fato de ser sidoo primeiro a fazer uma análise completa do trabalho, incluindo tempos e movimentos, a estabelecer padrões de execução, treinar os operários, especializar o pessoal; inclusive o de direção: instalar uma sala de planejamento, em resumo, assumir uma atividade metódica ao analisar e organizar a unidade fundamental de trabalho, adotando esse critério até o topo de organização, tudo isso eleva Taylor auma altura não comum no campo da organização.
[...] - a tendência de seus seguidores foi uma preocupação maior com técnicas do que com a filosofia da Administração Cientifica.
O principal objetivo da Administração é assegurar o máximo de prosperidade ao patrão ao mesmo tempo, máximo de prosperidade ao empregado.

A organização Racional do Trabalho
Taylor verificou que os...
tracking img