Tdah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO DE REVISÃO

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE INFANTIL

.

RESUMO

Este trabalho propõe-se a revisar os diferentes aspectos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade infantil (TDAH) desde a sua tentativa de definição conceitual, epidemiologia, tratamento tanto farmacológico como psicossocial,da referida patologia.
A compreensão conjunta das basesbiológicas e comportamentais que contribuem para o desenvolvimento e manutenção dos comportamentos clássicos deste transtorno parece ser fundamental para a implementação de terapias mais eficazes. Ademais, a alta frequência de diagnósticos de TDAH conduz a uma reflexão crítica do processo de avaliação, intervenção, além de práticas educativas no acompanhamento de crianças e jovens tanto na família como nosistema de educação. As mudanças na família, à sofisticação do sistema de comunicação, o alto número de crianças e jovens por sala de aula constituem-se apenas em alguns dos potenciais fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de comportamentos de risco, os quais podem ser precipitadamente classificados em diagnósticos psiquiátricos de TDHA, que muitas vezes não é correto.Palavras-chave : TDAH; Diagnóstico; Tratamento.








ABSTRACT

The common understanding of the biological and behavioral bases that contribute to the development and maintenance of the classic behaviors of this disorder seems to be essential for the implementation of more effective therapies. Moreover, the high frequency of diagnosis of ADHD leads to a critical reflection on the process ofevaluation, intervention, and educational practices in the monitoring of children and youth in both the family and education system. The changes in the family, the sophistication of the communication system, the high number of children and youth in the classroom are only some of the potential factors that may contribute to the development of risk behaviors, which can be classified into hastilypsychiatric diagnoses of ADHD, which often is not correct.

Keywords : ADHD, Diagnosis, Treatment.

INTRODUÇÃO


Se fosse preciso definir TDAH em uma frase, poderíamos dizer que é um transtorno mental crônico, multifatorial, neurobiológico, de alta frequência e grande impacto sobre o portador, sua família e a sociedade, e caracterizado por dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividadeque se combina em graus variáveis e têm início na primeira infância, podendo persistir até a vida adulta (ARRUDA, 2006).

As características das crianças portadoras de TDAH, apesar de possuírem aspectos bastante comuns, mostram-se muito variadas. Alguns autores chegam a sugerir outros subtipos da patologia, além dos propostos pelo DSM-IV, baseando-se na variação das características das criançascom TDAH, a qual está relacionada às comorbidades. A presença de comorbidades tem forte influência sobre o funcionamento das crianças com TDAH, sendo um dos obstáculos à configuração do diagnóstico dessa patologia O diagnóstico é essencialmente clínico, não existindo até então testes físicos, psicológicos ou neurológicos capazes de provar a presença do TDAH em um indivíduo. Mesmo assim, o uso deescalas e de testes neuropsicológicos pode ser útil durante a avaliação da patologia, acrescentando dados que podem auxiliar tanto no diagnóstico, quanto no traçar de um plano de tratamento (GRAEFF& VAZ,2006).
Devido ao aumento significativo da presença do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas escolas, ele tem sido o foco das atenções de pais e educadores. Psicólogos,psiquiatras e neurologistas especializam-se cada vez mais no tratamento e prevenção desse transtorno. Indicam-se remédios e psicoterapias, orientam-se pais e professores, acompanha-se o desenvolvimento da criança e tratam-se as comorbidades. Os casos parecem aumentar dia-a-dia, tomando conta de nossa cultura.
Como é percebida uma criança com TDAH? Elas são descritas pelos seus pais, professores e...
tracking img