Resumo do livro: professores reflexivos em uma escola reflexiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROFESSORES REFLEXIVOS EM UMA ESCOLA REFLEXIVA
Resumo: Idéias Principais da Autora
A autora relata diferentes meios de diferenciar informação certa da errada e organizar o pensamento sobre a informação, através do crescimento da mídia e a influência que ela tem sobre o povo positiva ou negativamente. Atualmente a escola não é o único meio de aprendizagem, o professor não é o únicotransmissor do saber, e ele tem que aceitar essa condição do aluno ter aprendido coisas novas fora da escola. O aluno atual não pode apenas se encher de conteúdo, tem que saber procurar e discutir sobre ele para poder transformar esse conteúdo em conhecimento. A escola tem que ser diferente mais aberta e flexível com os alunos, pois existem diferentes comunidades que a frequentam, são pessoas diferentes,de famílias e educações diferentes, a escola tem que saber se adaptar a cada uma delas, através do professor. A sociedade de hoje é conhecida não mais como apenas sociedade da informação, e sim como sociedade da informação e do conhecimento, pois não existe conhecimento sem aprendizagem.
Nos anos 90 na Europa, reuniram-se importantes reitores de universidades e discutiram a educação de ummodo geral e então saiu um relatório que abordava vários temas, como: conhecimentos, capacidades, experiências, valores e poder. As pessoas com maior desenvolvimento são aquelas que vão além de si próprios para atingir a sabedoria, característica muito presente na Grécia antiga. Mas dentre todas as pessoas, poucas atingirão a sabedoria, outros tantos irão desenvolver capacidade de visão sobre ascoisas, e a maioria das pessoas se limitarão a informação e entendimento apenas, mas é preciso mais que isso, é preciso a compreensão.
Para Phillipe Perrenoud a competência não existe sem o conhecimento, sendo assim, não se pode afirmar que a competência vai contra o conhecimento e sim junto ao o conhecimento. Por exemplo, na aprendizagem de uma nova língua, você pode saber a gramática e ter odomínio do vocabulário, mas ficar travado em uma situação real de comunicação por não saber organizar seus conhecimentos necessários. Entre as competências necessárias hoje em dia, destaca-se a capacidade de utilizar a informação rapidamente e de forma flexiva, e isso vai depender do nível de acesso, da avaliação, das informações e também da organização dos conhecimentos que a pessoa tem. Énecessário saber o que procurar e onde procurar, pois existem informações em grande quantidade e para diferentes utilizações.
O professor continua sendo o mediador, mas as escolas e a sociedade em torno dela tem que dar condições aos alunos que tenham acesso a diversos tipos de informações, promovendo trabalho colaborativo para que tenham tempo de pesquisar e aprender mais. Ser aluno é aprender peloresto da vida, é compreender o mundo em que vivemos e assim saber utilizar melhor os recursos que temos para agirmos, grande parte do que nos é exigido não é ensinável e sim desenvolvido com o mundo. Hoje em dia a sala de aula não é um espaço onde o aluno adquire conhecimentos e sim onde eles discutem e produzem mais conhecimento. O papel do professor na sala de aula é criar, estruturar e estimulara aprendizagem individual do aluno. Não se pode extinguir o professor, na sociedade moderna é ele quem da a direção do q é certo ou errado para os alunos. Porém, os professores tem que repensar o seu papel, se querem ser vistos ainda como fonte de conhecimento tem que saber que serão uma fonte dentre diversas que existem hoje em dia, mas que seu conhecimento é muito mais válido do que as outrasfontes que se podem achar por aí.
As escolas também tem que se readequar ao mundo moderno e isso só depende dela mesmo e das pessoas que a constituem: professores, alunos e funcionários e em constante interação com a sociedade. As escolas que já perceberam essa desatualização, começaram a se auto criticar, aprender e melhorar. Essas escolas são conhecidas como escola reflexiva, que tem seu...
tracking img