Conflitos laborais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é um Conflito laboral

O conceito de conflito pretende designar qualquer relação entre grupos ou indivíduos que se possa definir através de oposição, seja ela qual for; está, por isso, ligado à ideia de luta ou combate pela posse de algo que não existe em quantidade suficiente que permita a satisfação de todos.
Toda a história da Sociologia e das Ciências Sociais foi, numa vertente, a deteorias explicativas do conflito, demonstrando-se, assim, a importância do conflito na evolução da sociedade.
O conflito laboral pode ser traduzido pela falta de acordo entre trabalhador (assalariado) e entidade empregadora, tratando-se, na maioria das vezes, de divergências a nível de condições de trabalho, de atualizações de remuneração e de regalias. Dentro do conflito laboral, a vertentemais importante é o conflito coletivo de trabalho, que significa desacordo entre uma ou várias organizações sindicais representativas dos trabalhadores e uma ou várias entidades patronais.
No conflito coletivo de trabalho, o objetivo poderá ser a celebração de uma convenção coletiva de trabalho ou a interpretação das normas em vigor aplicáveis às relações individuais de trabalho entre as partes emconflito. No primeiro caso, fala-se de conflito coletivo económico ou de interesses e, no segundo caso, de conflito coletivo jurídico, sendo que o primeiro é o mais importante, por ser socialmente mais relevante.


Causas dos conflitos laborais
As causas de conflitos laborais pode ser classificados em duas categorias: causas económicas e não económicas. As causas económicas incluir questõesrelativas à compensação, como salários, bónus, subsídios e condições de trabalho, horários, férias e feriados sem pagar, demissões injustas e despedimentos. Os factores económicos não irá incluir a vitimização dos trabalhadores, maus-tratos por funcionários, greves simpática, factores políticos, indisciplina,

Causas económicas:

- As causas mais comuns de conflitos laborais são causaseconómicas. Estes são os seguintes:

- A demanda por maiores salários: aumento do custo de vida obriga os trabalhadores a exigir salários mais para atender o aumento do custo de vida e índice de aumentar os seus padrões de vida. Isto leva-los em conflito com seus empregadores, que nunca estão dispostos a pagar mais salários aos trabalhadores.

- A procura de subsídios e bónus: Aumento do custo de vidafoi a principal causa da demanda de licenças de emissão de licenças determinadas como o subsídio, o subsídio de casa, o subsídio de médicos, o subsídio de turno da noite, o subsídio de transporte etc; pelos trabalhadores para equiparar seus salários com o aumento dos preços. Bónus também desempenha um papel importante como causa de conflitos laborais. Tanto a quantidade e o método de pagamento debónus levaram a uma série de disputas
Causas não-económica:
- Trabalho e Horários

Gestão de conflitos laborais

A Gestão de conflitos é uma tarefa fundamental da liderança, as pessoas tendem a dar o seu melhor quando encontram interacção no local de trabalho. Um ambiente de trabalho de conflito constante pode ser seriamente desmotivador para a maioria das pessoas. Esse ambiente tambémdificulta o desempenho de alto rendimento, que tende a exigir um esforço maior de equipas comprometidas com a visão da organização. Os conflitos na verdade não são maus como por exemplo, são os conflitos de pontos de vista que muitas vezes levam a novas e melhores soluções. O que é preciso é focar os conflitos de uma maneira a serem construtivos em vez de negativos . Os líderes precisam gerirconflitos de forma a produzir bons resultados em vez de um ambiente de trabalho hostil e improdutivo. Os conflitos, na verdade, não são maus. Por exemplo, são os conflitos de pontos de vista que muitas vezes levam a novas e melhores soluções. O que é preciso é canalizar os conflitos para canais construtivos em vez de negativos em cenários de combate pessoal. Os líderes precisam gerir conflitos de...
tracking img