Onco - hematologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA HEMATOLÓGICO
Introdução
Hematologia é o estudo sobre os elementos que constituem o sangue e onde é produzido, como medula óssea, sistema reticuloendoenteral, propriedades do sangue, distúrbios, função e doenças relativas.
O sangue é produzido na medula óssea e no sistema reticulo endoenteral, ele viaja pelo sistema vascular carregando nutrientes, oxigênio, resíduos, hormônios eanticorpos. É formado por células denominadas hemácias ( ou eritrócitos ou glóbulos vermelhos), leucócitos ( glóbulos brancos), plaquetas ( trombócitos). O volume do sangue é respectivamente 7 a 10% do peso corporal em torno de 5 litros. As células são formadas por dois tipos de tecido, o mielóide encontrado na medula óssea e o linfóide. Os eritrócitos ou glóbulos vermelhos transporta hemoglobina, aqual tem função de transportar oxigênio pra outros tecidos, é responsável pela coloração do sangue. Leucócitos ou glóbulos brancos tem função de proteger o organismo contra agentes patogênicos. Plaquetas coagulação do sangue.
Algumas doenças atacam o sistema hematológico e causando muito transtornos, são as principais; anemia, hemofilia A e B, leucemia, linfoma ou moléstia de hodgking, púrpuratrombocitopênica. Essas doenças podem causar hemorragias, deficiência na coagulação sanguínea, transtorno de oxigênio, impedir a medula óssea de produzir anticorpos, pode apresentar infecções, falta de ferro, acarretar na multiplicação de células malignas, gânglios inchados, pode afetar órgãos como fígado e baço entre outros, podendo levar a óbito. Para avaliar as células sanguíneas é feito ohemograma, nele é observado as células vermelhas, brancas e plaquetaria, assim tendo algum diagnóstico o tratamento pode ser iniciado.
TUMORES
As células apresentam formas diferenciadas de crescimento, denominados padrões proliferativos que correspondem a hiperplasia, metaplasia, displasia, anaplasia e neoplasia. Os tumores correspondem a neoplasias que compreendem ao aumento exacerbado do tecido,sendo originados a partir da reprodução de uma célula imperfeita, onde são produzidas novas células defeituosas, e com isso geram prejuízos funcionais para o organismo.
Os tumores são classificados de acordo com seu comportamento biológico, grau de histogênese e o seu grau de diferenciação. Vale salientar que no que diz respeito a sua classificação, devem ser considerados o comportamento benigno/maligno (critério clinico), aspecto macroscópico e o microscópico (critério morfológico) e a origem (critério histogenético).
* Comportamento biológico: relacionado ao comportamento clinico do tumor. Devido ao seu comportamento que nem sempre é de forma defina ou esperada, torna-se difícil a sua classificação;
* Histogênese: refere-se ao tecido que originou a neoplasia, sendo determinadopor meio da análise dos padrões de crescimento, das evidências estruturais e pela detecção de produtos celulares através dos métodos histoquímicos ou imuno-histoquímicos;
* Diferenciação: corresponde à reprodução da estrutura histológica do tecido de origem, sendo classificado como bem diferenciado; quanto maior a distância com relação à estrutura de origem é classificado como moderadamente oupouco diferenciado e até indiferenciado. Essa diferenciação é indispensável para a terapêutica, como parte dos fatores de prognósticos em varias neoplasias.

Segundo PORTO E VIANA (2010), no que se refere à denominação dos tumores, é realizada de acordo com o seu tecido de origem:
* Tumores benignos: são designados pelo acréscimo do sufixo “OMA” ao radical indicativo do nome do tecido deorigem. Os tumores de origem mesenquial benignos classificam-se de acordo com o tipo de célula do parênquima, tais como condroma, em caso de tecido cartilaginoso; lipoma, para tecido gorduroso. Já os tumores de origem epitelial são classificados de acordo com a célula de origem e com o padrão de crescimento, indicando aspectos funcionais: epitélio de revestimento, como os papilomas; epitélio...
tracking img