Resumo do livro "por que estudar história?"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por que estudar História?

CAPÍTULO 1 – O sentido da História

No livro, o autor nos mostra porque a História não é apenas uma disciplina, já que ela está sempre presente em nossa vida, independente de termos ou não consciência disso. Lidamos com a ideia de historicidade, que desnaturaliza as coisas que podem ser tidas como fruto de um encadeamento natural. E devido o passado nos fornecerelementos para compreendermos o presente é que se dá a importância em se estudar História para nos conhecermos melhor.
Onde há a presença humana, há História e ela é participante de nossas vidas, somos seus sujeitos e seu objeto, e quem estuda História busca poder entender de modo mais adequado a sua realidade, melhor compreender a si e aos outros. A análise histórica sempre teve caráter coletivo.Tudo quanto nós fazemos ou sentimos e o significado que atribuirmos a isso depende do momento e das condições pelas quais vivemos e das relações sociais vividas até o presente momento. O que pode parecer natural, na verdade, é resultado das ações humanas no decorrer do tempo e do espaço.
A História é muito mais do que decorar datas e fatos. Nela também é preciso buscar compreender porque ascoisas aconteceram de determinada forma e não de outra e também é importante saber o papel que a História tem em fazer levantar questionamentos em relação ao seu estudo e a capacidade dela permitir a compreensão e análise da vida em sociedade. É imprescindível que haja duas posturas fundamentais no estudo da História: a investigação e a dúvida, pois algo pode ser contado de acordo com o ponto de vistade quem o faz, de forma que a veracidade dos fatos possa ser contestada. O passado que nós estudamos é uma reconstrução feita por homens de nossa época e é manchado, muitas vezes, por visões e posicionamentos de nossa atual sociedade, por isso é que a História merece ser analisada de forma crítica e quando percebemos nosso passado histórico, reunimos condições de pensar e agir sobre a realidade.O estudo da História pode promover não somente aspectos positivos, como os avanços sociais e o progresso ou a conservação em outros casos.
Cada indivíduo tem uma percepção histórica diferenciada, devido a posicionamentos múltiplos de pontos de vista sobre uma variedade de assuntos, o que não nos impede de ter afinidades com pessoas que tenham posicionamentos diferentes. Isso, porque, cada um temuma ideia diferente do que seja progresso e, mais ainda, nem sempre o que é considerado como tal realmente é.
A História é dinâmica e não linear, pois ela muda constantemente. Não existe verdade definida e única, quando se trata de História. A ideia de sua permanente construção faz com que nenhuma verdade seja absoluta e que fatos podem ter diferentes percepções. O que ocorre é que os fatos sãocomo são e não mudam. O que vai mudar é a visão de quem os contam e como contam.
Um conceito aplicado e bastante utilizado no moderno ensino da História é o multiculturalismo, que significa a existência de múltiplas culturas e tradições, que por sua vez é bastante prático quando do advento do estudo de culturas diferentes da nossa. O passado também comportou diversas formas de ser e viver e depontos de vista, bases do multiculturalismo.
Hoje se compreende que a História tem como aspectos salientes, as relações de dinamismo e movimento. A mudança é um aspecto importante, que não necessariamente representa o progresso, nem a melhoria nas condições de vida de determinados indivíduos. Existem também as mudanças que são apenas de fachada, aparentes, porém, que de fato pouco ou nada alteram arealidade das coisas. O ofício do historiador é lembrar o que os outros esquecem e alertar para que as informações não sejam assimiladas de forma passiva, porém que sejam filtradas por nosso senso crítico, influindo assim em decisões que tem caráter cidadão.
História é vida e nela as coisas estão em constante processo de alteração e mudança, supondo-se então o ponto de vista que o ponto de...
tracking img