Arnaldo nogaro - por que estudar filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PENSAR FILOSÓFICO
Arnaldo Nogaro[1]



SUMÁRIO


1 COMO ESTUDAR FILOSOFIA? ......................................................... 02
2 POR QUÊ ESTUDAR FILOSOFIA? .................................................... 04
3 HABILIDADES DE PENSAMENTO ....................................................09
3.1 HABILIDADES DE INVESTIGAÇÃO ...................................143.2 HABILIDADES DE RACIOCÍNIO ..........................................15
3.3 HABILIDADES DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS ................16
4 HABILIDADES DE TRADUÇÃO ..............................................16
4 QUAL O MÉTODO DA FILOSOFIA? ..................................................16
5 A FILOSOFIA NA SALA DE AULA.....................................................20
6 A FILOSOFIA EO LER........................................................................21
6.1 LEITURA POR PRAZER ......................................................22
6.2 LEITURA CRÍTICA ..............................................................23
6.3 COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NO ENSINO DE FILOSOFIA ...........................................................................261 COMO ESTUDAR FILOSOFIA?

O texto que adentraremos agora é uma elaboração com o objetivo de auxiliar o estudante no entendimento do que é o conhecimento filosófico e como estudá-lo. Foi construído a partir e com base no pensamento de diferentes pensadores que se preocupam com a metodologia, a forma, como se estuda a filosofia. Procuramos apresentar estas orientações e esclarecimentosnuma linguagem que permita o fácil entendimento do mesmo e que possa ser um instrumento que contribua para uma melhor compreensão do que é e como se adquire o conhecimento filosófico.
As palavras têm história e a história está grávida de significados. Quando exploramos os significados das palavras encontramos uma diversidade de sentidos que já foram utilizados pelas pessoas através dos tempos. Onome filosofia tem história e um significado próprios, que vamos explorar e conhecer melhor. Não é verdade que a filosofia se constitui num saber reservado, difícil e complicado, inacessível a todo homem, apresentando-se como uma especulação separada da vida. Ela é a consciência despertada no coração do homem. É o olhar novo do ser humano sobre o mundo. A atividade filosófica não consiste emjustificar e legitimar o já sabido, mas em elaborar constantemente uma crítica do pensamento sobre ele mesmo. No mínimo, para buscarmos saber como e até onde poderíamos pensar de outra forma.
Buzzi (2000) apresenta algumas orientações que auxiliam a iniciação no estudo da filosofia. Vamos a elas:
a) Esteja atento à experiência de como as coisas, fatos, fenômenos se apresentam, como são. Parafilosofar é preciso deter-se na experiência, mergulhar no seu curso, acompanhá-la solidariamente, não permitir que a inteligência se distancie dessa primeira e mais imediata de todas as ações;
b) A experiência provoca a meditação. Meditar não é fuga da realidade, mas uma atenção desperta à realidade, num nível tão secreto e tão profundo que nenhuma fala tosca ou polida aí tem acesso. Meditar é ruminar aexperiência. É uma espécie de ruminação espiritual, é um cogitar (refletir) as experiências no campo da vida.
c) A filosofia é também conquistada através do diálogo com os outros. Estabelecer um nível de conversa que provoca a reflexão, onde se é convocado a questionar a experiência, sem recorrer a fórmulas preestabelecidas. A conversa se torna então método de pesquisa da experiência. A fala é oespetáculo do humano. É a poesia da vida, institui a comunidade, cria o espaço onde os espíritos se encontram na comunhão do ser e do pensar.
d) Podemos ter acesso ao estudo da filosofia participando de uma aula na escola ou na academia. A dinâmica está no esforço em acompanhar o fio do pensamento, em ouvir o problema, em aprender a captar o essencial, em ver como surge a armadura ou sistema...
tracking img