Qumica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LIGAÇÕES QUÍMICAS
São as ligações entre átomos. Os átomos ligam-se uns aos outros e formam as moléculas
Essas diferentes composições formam os compostos químicos.
http://www.mundovestibular.com.br/articles/507/1/LIGACOES-QUIMICAS/Paacutegina1.html
Átomo Estável
Um átomo é estável, quando a quantidade de energia dos elétrons (-)e dos prótons (+) é igual.http://pt.scribd.com/doc/57305342/2/Atomo-Estavel-e-Instavel

O ÁTOMO NEUTRO
É aquele que possui o número de elétrons orbitando igual ao número de prótons no núcleo. Assim, o átomo neutro apresenta uma estrutura ESTÁVEL.


LIGAÇÃO METÁLICA
Ligação metálica é a ligação entre metais e metais. Formam as chamadas ligas metálicas que são cada vez mais importantes para o nosso dia-a-dia.
No estado sólido, os metais se agrupam deforma geometricamente ordenados formando as células, ou grades ou retículo cristalino.
Uma amostra de metal é constituída por um grande número de células unitárias formadas por cátions desse metal.
Na ligação entre átomos de um elemento metálico ocorre liberação parcial dos elétrons mais externos, com a conseqüente formação de cátions, que formam as células unitárias.
São estas ligações e suasestruturas que os metais apresentam uma série de propriedades bem características, como por exemplo, o brilho metálico, a condutividade elétrica, o alto ponto de fusão e ebulição, a maleabilidade, a ductilidade, a alta densidade e a resistência á tração.
As ligas metálicas são a união de dois ou mais metais. Às vezes com não-metais e metais. As ligas têm mais aplicação do que os metais puros.http://www.soq.com.br/conteudos/ef/ligacoesquimicas/p3.php

Ligação Iônica
A ligação iônica consiste na transferência de elétron(s) de um metal (íon catiônico) para um ametal (íon aniônico). Essa transferência de elétron(s) é originária de uma forte atração eletrostática entre esses íons. Os compostos que apresentam essa ligação são chamados compostos iônicos.http://www.infoescola.com/quimica/ligacao-ionica-eletrovalente/

Teoria do Octeto
A Teoria do Octeto determina que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência com oito elétrons. Sendo assim, o átomo é considerado estável quando apresentar 8 elétrons em sua última camada da eletrosfera.
Na tentativa de atingir a estabilidade sugerida pelaRegra do Octeto, cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligações químicas. http://www.brasilescola.com/quimica/teoria-octeto.htm

Ligação Covalente
A ligação covalente se forma quando os átomos que estão se ligando tendem a receber elétrons.
Ligação Covalente Molecular: esse tipo de ligação se forma quando os átomos envolvidos tendem a receber elétrons. Os pareseletrônicos são unidos devido o compartilhar de seus elétrons, uma vez que é impossível todos os átomos receberem elétrons sem cedê-los. O par eletrônico é formado por um elétron de cada átomo e pertence simultaneamente aos dois átomos. As moléculas são estruturas eletricamente neutras. Por essa razão, essa ligação também é designada molecular.
Ligação Covalente Dativa: também recebe o nome de LigaçãoCovalente Coordenada, ela é representada por um pequeno vetor (seta) e ocorre quando um dos átomos apresenta seu octeto completo e outro necessita adquirir dois elétrons para completá-lo. Essa ligação obedece à Teoria do Octeto. A ligação dativa é representada pela seta, onde um átomo compartilha um par de seus elétrons com o outro.http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/ligacao-covalente.htm



ESTEQUIOMETRIA:
É o cálculo que permite relacionar quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química com o auxílio das equações químicas correspondentes.
Escrever a equação química do processo. Ex: CO + O2 → CO2
Acertar os coeficientes estequiométricos da equação da equação química. Ex: 2CO + O2 → 2CO2
Montar a proporção baseando-se...
tracking img