Fontes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de leitura
Autor: Touraine, Alain
Título: “Dez ideias para uma sociologia”
Livro: Pela Sociologia
Publicações: Lisboa: Dom Quixote
Páginas: 51-81

Introdução
Neste texto o autorelabora dez ideias para a sociologia, procura tornar clara uma representação da sociedade e adaptar as análises particulares a cada elemento. O texto está dividido em dez partes cada parte pertence auma lei.

Desenvolvimento

A primeira ideia trata da sociologia e o estudo das relações sociais. As condutas sociais tornam-se claras através das relações sociais, são realizadas pelos autores dosistema social, é definida por enjeu (princípio de unidade deste sistema). Estou de acordo com o autor quando refere que o objetivo da sociologia é um conjunto de relações sociais que colocam emmovimento os sistemas sociais. A participação na vida social concede formas de organização e de intervenção social. A meu ver um sociólogo tem de se interrogar para perceber a sociedade. Tem de analisar osocial de uma maneira profunda, ver para além das fronteiras, para isso precisa de se infiltrar dentro das instituições ou organizações. O princípio de análise que se determina mais forte é o domíniopatologia social.
ais fazerem parte da história. Os valores, papéis e normas fazem parte das classes sociais, cada classe social tem valores, papéis e normas diferentes, cada uma tem as suas, aolongo da história foram-se modificando.
A quarta ideia trata do conflito e dominação. Nas relações de classes existem conflitos entre elas e existem classes dominantes. As relações de classes têm doistipos relações abertas e relações fechadas. As relações abertas têm entre si conflitos, em luta pela direção da ação que a sociedade exerce sobre si própri. As condutas coletivas só atingem os seusobjetivos se ultrapassarem as reivindicações e as pressões. As condutas coletivas para atuarem precisam de algum poder para conseguir os seus fins.
A oitava ideia trata das estruturas e mudanças. A...
tracking img