Resumo do livro "ler contar e encantar" elias jose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro

Literatura Infantil ler, contar e encantar – Elias José.

O livro fala sobre a importância de alimentar o imaginário infantil, fazendo uma crítica ao modo pela qual a sociedadeatual está dividida; como vivemos, como utilizamos o nosso tempo, as brincadeiras das crianças, além de uma breve explicação dos costumes da sociedade há aproximadamente 50 anos atrás, destaca aseparação do universo masculino e feminino, as divisões dos afazeres domésticos, obrigações, os cuidados com os filhos, enfim como as relações sociais lidavam com o lúdico e de que forma eram asbrincadeiras e os brinquedos.
Elias José, “confessa que tem pena das crianças que só brincam com máquinas e brinquedos fabricados pela indústria”. No decorrer das páginas, explica o por que dessaafirmação, fazendo - nos refletir sobre a deturpação o conceito principal da brincadeira, “que é de conectar as pessoas entre si e o mundo”, ressaltando ainda que os brinquedos modernos: bonecas que falam ecarrinhos que andam sozinho não contribuem para desenvolver o imaginário das crianças.
A leitura é muito agradável e leve. Ele constantemente faz provocações e perguntadas sobre o nosso cotidiano; umaverdadeira conversa entre leitor e autor, citando e utilizando algumas fontes teóricas para melhor compreensão do texto.
O autor propõe em suas narrativas aprofundar a leitura para chegarmos maispróximos a essência usando todos os sentidos principalmente a intuição. Conforme os capítulos avançam percebemos a importância da leitura em nossas vidas o quanto aprendemos através das historiasfictícias e das poesias. Ele brinca semanticamente com as palavras; “Os saberes e os sabores dos livros”. Responsabiliza as escolas e os adultos que não valorizam o livro e a leitura, pois muitos pensam que olivro não é um presente para se dá em aniversários, ou que seja muito caro para se comprar.
Há diversas formas de leitura esquecemos de ler as pessoas que amamos e suas características...
tracking img