Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP. CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO JUAZEIRO-BA ADMINISTRAÇÃO

ALUNOS (A):
ANDREA CRUZ DOS SANTOS – RA 360946HELIO JOSE SOBRINHO – RA 350872 MICAELA STEFANE DE SANTANA – RA385586 MILCA MAGALHÃES PIAUI – RA 352371 PEDRO TIAGO OLIVEIRA BARRETO – RA 383030RANIELLY DIAS AMORIM – RA 351722

PROFESSORA: CLAUDIA REGINA BENEDETTI

JUAZEIRO-BA NOVEMBRO DE 2012

Ciências sociais
Tem sido campo de amplos estudos nas ciências sociais, principalmente na Sociologia, os conceitosconcernentes a Cultura, Indivíduo e Sociedade. Por se tratar de questões inerentes ao próprio homem, torna-se vasto o campo de discussão e/ou compreensão sobre tais temas.
A Cultura pode consistir nos valores de um dado grupo de pessoas, ou nas normas que seguem, bem como pode se referir aos modos de vida de uma sociedade, por exemplo, como se vestem, trabalham, se divertem, portam-se nocasamento, demonstram sua fé, exercitam suas crenças, etc. Segundo Edward B. Tylor, a cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
Por ora é suficiente definir cultura como a maneira de viver de uma sociedade assim sendo, a existência de padrõesculturais é necessária tanto para o funcionamento de qualquer sociedade, como para sua conservação. Sem a cultura não poderia haver sistemas sociais do tipo humano, nem a possibilidade de ajustamento de novos membros do grupo a eles. Ela é um conjunto mais ou menos organizado de padrões que proporciona aos membros de uma sociedade um guia indispensável em todos os campos da vida. Sem ela, tanto umquanto o outro estariam impossibilitados de funcionar eficientemente.
“Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster)."
Em se tratando de Cultura e Sociedade, apesar de serem conceitos distintos, há conexõesmuito estreitas entre eles. Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto. Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade assim como, nenhuma sociedade existe sem cultura e permeando entre essas “vertentes” está o que pode ser chamado de Indivíduo.
O Indivíduo refere-se à personalidade, a singularidade do ser, à sua individualidade. Refere-se ainda à suaidentidade, aquilo que determina uma pessoa como "única" em relação aos outros. A individualidade está profundamente ligada à percepção de si, como ser construído historicamente, portanto, qualquer que seja o cuidado com que o indivíduo seja treinado e o grau de perfeição de seu condicionamento, ele permanecerá um organismo distinto, com necessidades próprias, provido de capacidade para pensar, sentire agir com independência. Mesmo nas sociedades e culturas mais integradas, há a impossibilidade da existência de duas pessoas exatamente iguais. Nem mesmo gêmeos idênticos apresentam traços iguais no que se refere à individualidade e personalidade.
O Indivíduo age em face de sua necessidade. Geralmente, quando pressionado, tende a inventar, que compartilha com outros membros da...
tracking img