Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho desenvolvido no decurso da Unidade Curricular: Psicologia /1º ano /
Sensação, Percepção e Atenção /

Drogas

Dezembro, 2012

Índice
Introdução 3
Contextualização histórica 4
Portugal no Eurobarómetro «Atitudes dos jovens em relação às drogas» 5
Comportamentos e atitudes em relação às drogas 5
O que é a droga? 10
Drogas Prescritas 14
Krokodil 15
Oxi 15
O processode desintoxicação 15
The Doors of Perception – Aldous Huxley 16
Os Filhos da Droga- Christiane F. 18
Conclusão 19
Bibliografia 20

Introdução
As drogas podem ser divididas em duas categorias, as drogas legais ou lícitas e as drogas ilegais ou ilícitas.
As drogas legais ou lícitas são drogas aceites social e culturalmente. Este tipo de droga mantém a liderança do consumo dasociedade, sendo exemplos desta o álcool e o tabaco. Alguns medicamentem também são considerados drogas lícitas se forem comprados sob receita médica.
As drogas ilegais ou ilícitas são drogas cujo porte, compra, comercialização ou plantação constituem ilícitas penas. Usualmente, os traficantes têm penas mais pesadas do que os consumidores não traficantes.
Neste trabalho, o nosso objectivo é abordar asdrogas ilícitas, apontando os vários tipos de droga existentes, bem como os seus efeitos nos comportamentos humanos.

Contextualização histórica
O uso da droga é tão antigo quanto o ser humano. Porém a transformação desse uso e dos seus significados é que vem acompanhando as transformações da humanidade.
À medida que os seres humanos foram dominando o uso de plantas para a alimentação e paraa medicina, os seus efeitos diretos e indiretos também foram descobertos "ao sentir os seus efeitos mentais, passaram a considerá-las plantas divinas", isto é, quem as ingerisse recebia mensagens divinas. Assim, em culturas indígenas de vários países o uso dessas plantas alucinogénias têm esse significado religioso.
Esse uso divide-se em dois tipos básicos. Os alucinogénios, que alteram apercepção e sensibilidade dos sentidos são os tipos mais utilizados religiosamente, pois no espiritualismo tribal, a sensibilidade espiritual é aguçada através do uso dessas plantas. E os estimulantes que tiram o sono e aumentam a adrenalina e a euforia. Contudo, sob qualquer ponto de vista, não podemos separar a relação sagrada e ritualística do uso dessas drogas, com o objetivo direto de conduzir ao"transe".
Mais tarde uma vez que a busca de distracção e diversão começou a ser excessiva, a droga deixa de lado o seu uso ritual e passa a ser utilizada como fonte de prazer. Transfere-se o uso religioso e colectivo para o uso individual de prazer imediato. Este prazer era proporcionado pela alteração da consciência.
As transformações intelectuais típicas do século XX, onde explode a busca pelasensibilidade, pela separação da realidade materialista, consumista, ou mesmo ondas de depressões e problemas psicológicos causados pelo ritmo de vida urbano, fazem do uso de drogas uma opção alternativa de hábitos, prazeres e até soluções e fuga dos problemas.

Portugal no Eurobarómetro «Atitudes dos jovens em relação às drogas»
 
Foi recentemente  divulgado o novo Eurobarómetro da UniãoEuropeia "Atitudes dos jovens em relação às drogas", onde Portugal também participou. Este estudo teve como principal objectivo analisar as atitudes e comportamentos dos jovens  entre os 15 e 24 anos em relação às drogas, incluindo as novas substâncias psicoactivas que apesar de serem legais mimetizam os efeitos das drogas ilícitas.
O relatório analisa também os temas do uso e acessibilidade dasdrogas e das políticas de combate às drogas.
Comportamentos e atitudes em relação às drogas

Entre as principais conclusões verificou-se que os jovens consideram o cannabis como sendo a droga mais fácil de obter. Em Portugal 49% dos entrevistados afirmaram ser fácil, ou relativamente fácil, conseguir comprar cannabis no espaço de 24 horas.

Em relação ao consumo de cannabis quase um quarto...
tracking img