Droga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1. Introdução
2. A história sobre droga
3. A droga no contexto da medicina legal
3.1. Classificação das drogas e efeitos físicos e mentais
3.2. A dependência física e psíquica
4. A transmissão das doenças infecto-contagiosas
5. A criminalidade relacionada com a droga
6. Droga na perspectiva legal
7. Conclusão
8. Bibliografia

1. Introdução

O tráfico e consumo dasdrogas ilegais representam um grande desafio para todos os Estados no mundo, uma vez que esteja em causa uma ameaça a saúde pública.
Os estudos sobre as drogas têm demonstrado diferentes motivações para uso de drogas. O alívio da dor e a busca de prazer, são motivações que leva uma pessoa a consumir a droga.
Antigamente, usos das drogas faziam parte de hábitos sociais e ajudaram a integrar aspessoas na comunidade, através de cerimónias, rituais e festividade.
Hoje em dia, tais costumes já não existem em consequência das grandes mudanças sócio-económicas. Características da modernidade, como alta concentração urbana ou o poder dos meios de comunicação, modificaram profundamente as interacções sociais. No decorrer desse processo o uso de drogas vem se intensificado.
Os factores derisco relacionados ao abuso de drogas são maiores para certas pessoas consoantes as suas condições de vida. Assim, o uso de drogas é mais inclinado para as pessoas que não têm conhecimento adequada sobre a droga e os seus efeitos, as pessoas que não estão satisfeitas com a sua qualidade da vida, e as pessoas que têm acesso mais fácil a droga.
A idade do consumidor também é um factor relevante noconsumo de drogas. Normalmente, Os jovens adolescentes são mais faceis cair no mundo da droga. O consumo de drogas nos adolescentes começa com o tabaco e o álcool.

2. A história sobre a droga

Desde a primeira civilização até ao século XXI, os seres humanos têm consumido todo o tipo de drogas por motivos distintos, como religiosos, rituais, medicinas, hábito ou costume, ou apenas pordistracção.
A cocaína tem origem de uma planta que é cultivado na Ameríca do sul. Era usada pelas incas para suportar a fome, a sede e o cansaço.
A planta da cocaína foi trazido para a Europa em 1580. Em 1863, foi produzido o primeiro vinho utilizado a folha da coca, pelo químico Angelo Mariani. Alguns anos mais tarde, na América, os comerciantes americanos inventaram a refrigerante utilizado acoca. Por utilizar a cocaína, deram o nome de refrigerante a coca-cola. Em 1903, a utilização da cocaína na coca-cola foi retirada.
A heroína é derivada de uma planta chamada Papoila, é conhecida pela humanidade há mais de cinco mil anos. Naquela época, os sumérios costumavam a utilizá-la para combater algumas doenças como a insônia e constipação intestinal.
O nome heroína foi o nome comercialcom que foi registado pela farmacêutica alemã Bayer. Foi usada enquanto fármaco de 1898 até 1910 como substituto não causador de dependência para a morfina e antitússico para crianças.
A heroína foi proibida nos países ocidentais no início do século XX devido aos comportamentos violentos que estimulava nos seus consumidores.
Ecstasy é uma droga sintética, foi produzida primeira vez em 1912pelo químico Anton Kollisch. A finalidade da sintetização de MDMA era reduzir o apetite. Em 1960, foi redescoberto de que o uso de MDMA podia elevar o estado de ânimo.

3. A droga no contexto da medicina legal

Entendem-se por drogas, produtos químicos, de origem natural ou de laboratório, que produzem efeitos sobre o sistema nervoso central. Estes efeitos resultam em alterações na mente,no corpo e na conduta.

3.1 Classificação das drogas e os efeitos físicos e mentais.

As drogas classificam-se em três categorias, estimulantes, depressores e pertubadores (alucinógenos).
As drogas estimulantes são drogas que aceleram o funcionamento do cérebro.
Os efeitos físicos: normalmente, se a pessoa consumir este tipo de droga em uma dose pequena ou modera, os efeitos que se produz...
tracking img