Resumo do filme sicko

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do filme “Sicko”
Sicko é um documentário feito em 2007 pelo diretor Michael Moore, que mostra a realidade do sistema de saúde americano. Além de abordar o modelo utilizado nos Estados Unidos,o documentário o compara a outros países do mundo: Canadá, Inglaterra, França e Cuba.
No Estados Unidos não há um sistema único de saúde pública, o que predomina são os vários planos de saúde, quetem como único objetivo o lucro das companhias e do próprio governo. Planos que grande parte da população não tem condições de pagar e, os que são conveniados têm sérias dificuldades para utilizar osseus benefícios quando este põe em risco o rendimento da companhia. Também há dificuldade para possuir um plano de saúde, já que é necessário se enquadrar em um determinado perfil, no qual são listadasa faixa etária, peso, sexo e como já não bastasse tudo isso, o indivíduo ainda não pode possuir nenhum tipo de doença, o que soa irônico por se tratar de um plano de saúde.
  A universalização dasaúde proposta por Hillary Clinton não foi aprovada no congresso americano devido ao lobby dos planos e seguros de saúde e da indústria farmacêutica, julgando que isso pioraria a atenção a saúdeamericana e que não era possível. Os médicos americanos posicionaram-se contra a universalização da saúde, uma vez que os honorários cairiam, a carga de trabalho aumentaria, a qualidade e a complexidade dostratamentos piorariam. Além disso, os pacientes não poderiam escolher seus médicos. Tal ocorrência seria a “socialização” da saúde, fato ligado ao “comunismo”. Com isso, muitos médicos negligenciarampacientes, negando-lhes atendimento e tratamento adequados.
No Canadá, num hospital com uma sala de espera cheia, o máximo que um paciente demorou para ser atendido foi 45 minutos, algo inimaginavelpara muitas pessoas de outros paises. Também, todo o atendimento e tratamento são de graça e eficientes. Quando se fala em plano de saúde com um canadense no filme, eles riem e dizem não saber o que...
tracking img