Rutina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome da planta: Rutina
Denominação científica: Ruta graveolens L.
Família: Caesalpinaceae.
Características:
Flavonóides são compostos obtidos de produtos de origem natural, predominantemente doreino vegetal. Em geral, são sintetizados a partir da via dos fenilpropanóides e constituem um dos mais abundantes metabólitos secundários de vegetais. O primeiro flavonóide isolado foi a rutina, em1930, obtida através da extração de laranjas e, desde então se percebeu seu enorme potencial terapêutico. No início se pensou ser mais um composto pertencente ao grupo das vitaminas, sendo denominadana época vitamina P (MACHADO, 2006).
É uma espécie arbórea nativa do Brasil pertencente à família Caesalpinaceae, encontrada em regiões de cerrado nos estados do Para, Goiás, Mato Grosso, MinasGerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e na Caatinga Nordestina (CHAVES, 2003).
Este flavonóide é encontrado em várias fontes alimentares como cebola, uva, trigo serraceno, feijão vermelho, maçãs, tomates ebebidas como vinho tinto e chá preto. Entre os vegetais as principais fontes de rutina são:
* A árvore japonesa pagoda – Sophora japonica L.,fabaceae: uma árvore encontrada no norte e centro daChina e de seus botões e flores são extraídos de 15 a 20% de rutina (PEDRIALI, 2005).

* Trigo sarraceno – Faopyrum esculentum Moech, F. tataricum (L.) Gaenth., Polygonaceae: é um peseudoceral deorigem chinesa, cultivado na Europa, suas folhas contem 2-8% de rutina (COUCH et al., 1946).

* Frutos (favas) do faveiro – Dimophandra mollis Benth, Fabaceae. Contem rutina na proporção de 8gpara 100g de pericarpo (CHAVES, 2003).

A Dimorphandra mollis Benth (fava d’anta) é uma árvore encontrada na flora Brasileira e nativa do cerrado mineiro. Sua característica farmacêutica está nofruto e seu principal princípio ativo é a rutina (quercetina-3-rutinosídio), glicosídio flavônico ou flavonol glicosídico, que contêm hesperidina e eriodictina, incluídos no grupo dos bioflavonóides....
tracking img