Resumo da pag. 129 a 149 do livro educação escolar políticas, estrutura e organização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este texto trás algumas idéias similares a do texto do BM. Leva-nos a refletir sobre a responsabilidade do Estado e sobre a verdadeira tendência da escola.
O Estado envolvido com afilosofia neoliberal minimiza os investimentos e ações na escola pública, chegando a estimular o voluntariado. Nota-se neste sentido a influência do BM.
É retratado que a escolapública está em decaimento sendo sucateada, talvez propositalmente, levando a crê que é impossível desenvolver um trabalho de qualidade em todos os níveis escolares. É fácil acusar osprofessores por esta desqualificação do ensino, difícil é investir e melhorar as condições de trabalho para os professores. Com a desvalorização do ensino público há um aumento dematrículas nas escolas privada, justificada que estas têm mais eficiência que o ensino público, que de certa forma isso é real. Todos tentam mascarar isto levantando a bandeira daescola publica, dizendo que esta oferece ensino de boa qualidade, mas por que os próprios professores das escolas publicas colocam seus filhos nas escolas privadas? Será que osprofessores não acreditam cem por cento?
O autor tenta justificar que não se sustenta a tese que a escola privada é superior à pública, algo que não concordo. É notório, sim, que a maioria(nem todas) das escolas privadas oferecem um ensino melhor. Creio que não deveria existir este “duelo” imposto no texto entre escola publica e privada. Deve-se duelar para que haja umamelhora significativa no ensino público, como ocorrem em algumas escolas deste estado.
A última reflexão refere-se à tendência das escolas, que deveriam promover a formação docidadão, mas, que hoje, estão voltadas para preparar os alunos ao mercado de trabalho. Então fica a pergunta: como formar um cidadão e ao mesmo tempo prepará-lo para o trabalho?
tracking img