Resumo 2 de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONôMICO: BREVE RETROSPECTO

2.2 Precursores da Teoria Econômica

2.2.1 - Antiguidade

Na Grécia Antiga, as primeira referéncias conhecidas á Economia aparecem no trabalho de Aristóteles em seus estudos sobre aspectos de administratação privada e sobre finanças publicas. Também encontramos algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão e deXenofonte, que aparentemente foi quem cunhou o termo ECONOMIA(oikonomía).

2.2.2 - Mercantilismo

A partir de século XVI observa-se o nascimento da primeira escola econÔmica: o mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha algumas preocupações explicitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. A política mercantilista acabou estimulando guerras,exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presença do estado em assuntos econômicos.

2.2.3 - Fisiocracia

No século XVIII, uma escola de pensamento francesa, a FISIOCRACIA, elaborou alguns trabalhos importantes. Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais. O trabalhode maior destaque foi o do Dr. François Quesnay, autor da obra Tableau Économique . Na verdade, a fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo. A fisiocracia que era desnecessaria a regulamentação governamental, pois a lei da natureza era suprema, e tudo o que fosse contra ele seria derrotado. Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (fisiocraciasignifica "regras da natureza").

2.2.4 - Os Clássicos

Adam Smith (1723-1790)

Considerando o o precursor da moderna teoria econômica, colocada como um conjunto cientifico sistematizado, com um corpo teórico próprio, Smith já era um renomado professor quando publicou sua obra A riqueza das nações, em 1776, O livro é um tratado muito abrangente sobre questões econômicas que vão desde as leis domercado e aspectos monetários até a distribuição do rendimento da terra, concluindo com um conjunto de recomendações políticas.

David Ricardo (1772-1823)

David Ricardo é outro expoente do período clássico. Partindo das ideias de Smith, desenvolveu alguns modelos econômicos com grande potencial analitico. Aprimora a tese de que todos os custos se reduzem a custos do trabalho e mostra como aacumulação do capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevação da renda da terra. Sua análise de distribuição do rendimento da terra foi um trabalho seminal de muitas das ideias do chamado período neoclássico.

John Stuart Mill (1806-1873)

John Stuart Mill foi o sintetizador do pensamento clássico. Seu trabalho foi o principal texto utilizado para o ensino de Economia no fimdo período clássico e no início do período neoclássico.

Jean-Baptiste Say (1768-1832)

O economista francês Jean-Baptiste Say retomou a obra de Adam Smith, ampliando-a. Subordinou o problema das trocas de mercadorias a sua produção, e popularizou a chamada lei de Say.

Thomas Malthus (1766-1834)

Malthus foi o primeiro economista a sistematizar uma teoria geral sobre a população. Aoassinalar que o crescimento da população dependia rigidamente da oferta de alimentos, Malthus deu apoio á teoria dos salários de subsistência.


2.3 A Teoria Neoclássica

O período neoclássico teve início na década de 1870 e desenvolveu-se até as primeiras décadas do século XX. Nesse período, privilegiam-se os aspectos microeconômicos da teoria, pois a crença na economia de mercado e em suacapacidade auto-reguladora fez com que os teóricos econômicos não se preocupassem tanto com a política e o planejamento macroeconômico.

Alfred Marshall (1842-1924)

Um grande destaque dessa corrente foi Alfred Marshall, Seu livro, Princípios de economia, publicado em 1890, serviu como obra básica até a metade do século XX. Outros teóricos importantes foram: William Jevons, Léon Walras, Eugene...
tracking img