Resumo caps 2 e 3 fundamentos da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 2: Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto

2.1 Introdução.

A Teoria econômica, de forma sistematizada, teve inicio quando foi criada a obra de Adam Smith “A Riqueza das Nações” no ano de 1776.
Antigamente, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte da Filosofia Social, da Moral e da Ética. A Economia foi orientada de acordo com alguns princípiosgerais da ética, justiça e igualdade.
As ideia de troca e preço justo, a condenação dos juros se justificavam em termos morais,sem existir um estudo sistemático das relações econômicas.

2.2 Precursores da teoria econômica
2.2.1 Antiguidade
Na Grécia Antiga, a Economia começou a ser conhecida por Aristóteles (384-322 A.C) que inicialmente foi quem criou o termo Economia (oiko-nomía) em seusestudos sobre a Administração privada e sobre finanças públicas. Foram encontrados outros arquivos de ordem econômica nos escritos de Platão (427-347 A.C).
Roma não deixou nenhum escrito notável em Economia. Nos séculos seguintes, até aos Descobrimentos, foram vistos poucos trabalhos de destaque, que não apresentam um padrão único e estão permeados de questões ligadas a justiça e moral. Lei daUsura, a moralidade em relação a juros altos e o que deveria ser um lucro justo, são modelos mais citados.
2.2.2 Mercantilismo
No Século XVI, nasce a primeira escola econômica: O Mercantilismo. O Mercantilismo tinha algumas preocupações claras sobre o acumulo de riquezas de uma nação. Tinha alguns princípios como criar o Comex e enriquecer. O acumulo de metais tem grande importância e surgem fatosmais feitos sobre a moeda. Falavam que um país seria mais forte quanto maior fosse seu estoque de metais valiosos. O Mercantilismo acabou criando guerras e se firmou no estado sobre assuntos Econômicos.
2.2.3 Fisiocracia
Escola de pensamento francesa, a Fisiocracia, criou trabalhos uteis. Acreditavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia que o universofosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais. Um dos trabalhos de destaque foi o do Dr. François Quesnay, o primeiro a dividir a Economia em partes, mostrando a relação entre eles. Apesar dos trabalhos serem mais baseados a ética, eles foram de grande ajuda em relação à Economia. A Fisiocracia surgiu como reação ao Mercantilismo. A Fisiocracia era a favor sobre a nãoregulamentação governamental, achando que quem ficasse contra as leis da natureza seria derrotado. Para eles, a riqueza era feita de bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como a lavoura.

2.2.4 Os Clássicos
Adam Smith (1723-1790)
Renomado professor, considerado o criador da moderna teoria econômica, publicou a obra “A Riqueza das Nações”. A Obra é feita sobre questõeseconômicas e vão desde as leis do mercado até a distribuição do rendimento da terra. Sobre a atuação da livre concorrência, Smith entendia que levaria a sociedade ao crescimento econômico. Adam acreditava numa “mão invisível”, seria ela que orientaria todas as decisões e o mercado que as regularia e isso traria benefícios para todos. É o principio do Liberalismo.
Acreditavam que para aumentar a produção,seria necessário dividir o trabalho, isto é, todos deverias se especializar. Esse principio gerou economia de tempo e condições favoráveis para o melhor trabalho.
David Ricardo (1772-1823)
David Ricardo é outro “grande” do período clássico. Partindo das ideias de Smith, desenvolveu alguns modelos econômicos com grande potencial. Sua análise de distribuição do rendimento da terra foi um trabalhoseminal de muitas das ideias do chamado período neoclássico.
Ricardo também desenvolveu estudos sobre o comércio internacional. O comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção. Ricardo produziu vários modelos de destaque na área da ciência econômica. Os estudos de Ricardo deram origem a duas correntes antagônicas: A corrente neoclássica e a corrente marxista....
tracking img