Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Ementa do Programa de Disciplina

O Programa de Aprendizagem Introdução à Economia, pertencente ao eixo de formação profissional, está vinculado aos PAs de Teoria em Economia e visa o primeiro contato dos alunos de Contabilidade com os princípios básicos e os “temas centrais” de Macroeconomia.

2. Objetivos

Compreender os conceitos fundamentais da Ciência Econômica, em seusaspectos Macroeconômicos; Dominar os aspectos básicos da Política Fiscal, da Política Monetária e da Política Cambial.

3. Aptidões e Competências

Entender os conceitos básicos da economia . Interligar as questões econômicas com a ação econômica empresarial e compreender o relacionamento entre as principais variáveis econômicas.
*
4. Conteúdo Programático

* O Papel do Governo;
*Produção e Riqueza - Produto Interno Bruto;
* Desemprego;
* Políticas Fiscais e Monetárias;
* Inflação;
* Taxa de Câmbio;
* O Debate Contemporâneo entre os Economistas.


5. Metodologia

Exposição dialogada; elaboração de trabalhos práticos e exercícios em sala e recomendação de leituras complementares.

6. Acordo Pedagógico

O acordo pedagógico é umdocumento de orientação ao discente quanto aos seus direitos e deveres no âmbito do Programa de Disciplina. O proposto neste documento tem validade para a turma, Programa de Disciplina, docente e semestre indicado. Qualquer alteração em seu conteúdo deverá ser comunicada à turma, por meio de seu representante, e à direção do curso, por meio de documento impresso.

6.1 Horário e frequência

* Ocontrole de frequência é uma exigência legal, portanto, as chamadas serão realizadas diariamente no começo das aulas. Após o início da aula a entrada do aluno em sala só poderá ocorrer mediante autorização do professor. O aluno autorizado a entrar em atraso deverá procurar o professor ao final da aula para solicitar o registro de freqüências relativas às aulas que tenha assistido integralmente.* Segundo a resolução 06/2006, artigo 8º., a frequência mínima obrigatória para aprovação nos Programas de Aprendizagem é de 75%.
* Em nenhuma hipótese haverá abono ou justificativa de faltas pelo professor. Casos enquadrados como tratamento especial (afastamentos médicos por mais de 10 dias ou licença maternidade) deverão ser protocolados no SIGA, em até oito dias contados a partir doimpedimento. Este trâmite se dará entre direção de curso e aluno, não cabendo ao professor qualquer julgamento sobre o mérito da solicitação.
* A saída da sala durante o período de aulas é direito do aluno. Este comportamento, entretanto, implicará em atribuição de faltas para as aulas não finalizadas e o impedimento de seu retorno até que o professor encerre as atividades e se retire de sala.* Nos dias de avaliação, haverá tolerância de 10 minutos para entrada em atraso. Após esse período, o acesso à sala só poderá ocorrer mediante autorização do professor.

6.2 Sistema de avaliação

* Segundo a resolução 06/2006, artigos 1º. e 2º. , a avaliação da aprendizagem é um processo contínuo de acompanhamento de aptidões/competências que expressam a aprendizagem do aluno.* Por se tratar de processo contínuo e dado a conhecimento do aluno no início do semestre, não há reposição de atividades perdidas, salvo situações de tratamento especial e de exame final com processos deferidos pela direção de curso. Nenhuma solicitação de segunda chamada ou prova de reposição deve ser feita ao professor, bem como nenhum tipo de atestado ou documento deve ser entregue aele. Os procedimentos, quando previstos em resolução, devem ser realizados via protocolo no SIGA à Direção do Curso.
* Segundo a resolução 06/2006, artigos 4º., 5º. e 6º., a devolutiva e a divulgação dos resultados de atividades avaliativas deve ocorrer no prazo de até trinta dias de sua realização.
* Os professores divulgarão por meio do sistema IGER pelo menos duas sumarizações...
tracking img