Resumo filme do lula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Luiz Inácio Lula da Silva, na época metalúrgico e militante sindical, é um dos personagens principais do fil

O tema do filme é o surgimento das maciças greves dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo, em São Paulo, no final dos anos 70, de onde surgiria um novo líder, Luiz Inácio da Silva, ainda sem ter incorporado ao próprio nome o "Lula", que era o seu apelido na fábrica e no sindicato deSão Bernardo, que ele presidiu.
Por esse motivo, o documentário é uma rara oportunidade de analisar o surgimento de um movimento social, que contribuiu para o fim da ditadura e deu origem a um novo partido, o dos Trabalhadores.
Imagens das assembléias do estádio de Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, às vezes lotadas com cerca de 100.000 operários, são uma prova da força das manifestações.Isso num momento em que ainda estava em vigor a ditadura militar, que usava contra os líderes grevistas instrumentos como a Lei de Segurança Nacional, que levou o próprio Lula à prisão.

1982, Brasil Renato Tapajós No ano de 1981 sindicalistas liderados por Luis Inácio Lula da Silva comentam e refletem acerca das históricas greves ocorridas em São Bernardo do Campo em 1979 e 80. Estas grevesmarcaram a transição da ditadura para a democracia e o surgimento de forças e personagens no movimento sindical e político São Bernardo do Campo é uma cidade moldada pela indústria. Na década de 1950 muitas fábricas automotivas se instalaram na região, atraídas pelo acesso estratégico ao mercado consumidor (São Paulo) e ao Porto de Santos

No início daquela industrialização, de produtos pesadosbaseados na metalurgia, havia muitos riscos no ambiente de trabalho e a remuneração era baixa

Se naquela época a precariedade era quase como uma conseqüência lógica, visto que se tratava de uma situação nova, ainda em processo de consolidação, era de se esperar que com o tempo o quadro evoluísse. Mas, por força da famigerada ditadura militar, cravada no meio de nossa história recente, o que defato ocorreu foi o agravamento das más condições.
Grosso modo, os militares empreenderam um projeto econômico atrelado ao capital estrangeiro, comprometendo-se com dívidas e tendo que enxugar o orçamento interno. Isso teve impacto direto na vida dos trabalhadores dos mais baixos escalões. Sem aumento real e com a inflação correndo solta, eles viram seu poder aquisitivo diminuir mais e mais.
Alémdisso, os trabalhadores também foram podados de seu poder de organização e reivindicação. A repressão foi o instrumento usado pelos governantes da época da ditadura para impor aquele modelo econômico, amordaçando qualquer manifestação contrária. No coração do capitalismo, o movimento operário foi o primeiro alvo, no início do golpe, em 1964.
Vários embates com a polícia se sucederam a partir deentão. Entre eles greves históricas, que ajustaram os rumos do país, expuseram os interesses escusos da ditadura e revelaram lideranças e novas caras da política e do movimento social. Conforme as reivindicações apareciam a repressão policial se intensificava. No fim dos anos de 1970 o grau de tensão já era irrecuperável.
O estopim do desgaste foi quando, em 1977, o DIEESE divulgou que os dados dainflação de 1973 haviam sido manipulados, reduzindo, desta forma, o reajuste nos salários dos trabalhadores (que se baseava no índice de inflação). Aquela descoberta deflagrou um grande movimento pela reposição salarial, que sintetizou o descontentamento que os trabalhadores vinham alimentando contra o governo desde 1964. Depois disso o movimento cresceu e não se intimidou perante a repressão.
Odocumentário Linha de Montagem expõe o desenvolvimento das greves de 1979 e de 1980. O então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, Luis Inácio Lula da Silva, em reflexões colocadas no filme, define, entretanto, o período das grandes greves do ABC como um processo que começou em 1977, com a campanha pela reposição salarial, e se concluíu 1980, com a campanha salarial e pela...
tracking img