Os jovens no mercado de trabalho na região metropolitana de salvador - rms na década de 90

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Esta monografia tem por objetivo principal apresentar um panorama da situação ocupacional do jovem na Região Metropolitana de Salvador na década de 90. Em termos específicos, busca demonstrar as mudanças no mercado de trabalho na década de 90 decorrentes da globalização da economia, da reestruturação produtiva e da abertura financeira, caracterizando a deterioração do mercadode trabalho, e seus impactos sobre a camada mais vulnerável da população: os jovens.

As transformações tecnológicas, em crescente velocidade e intensidade, junto com o processo de globalização da economia e a crise que a acompanha, têm conduzido a ajustes nos planos da produção e do trabalho, essenciais na competição capitalista contemporânea, com drásticos efeitos sobre os níveis de emprego erenda, e sobre a qualidade dos vínculos empregatícios.

No Brasil, também a partir da década de 1990, as transformações econômicas e sociais afetaram significativamente o funcionamento do mercado de trabalho, trazendo conseqüências negativas para todos os trabalhadores. O jovem foi uma das categorias que mais sofreu com a crise que se abateu sobre o emprego.

Na Região Metropolitana de Salvador(RMS), em especial, os jovens também enfrentam, talvez até com maior intensidade, os problemas típicos do mercado laboral. Nota-se a presença desta camada da população em ocupações precárias, sendo, em sua maioria, ocupações que não exigem níveis elevados de qualificação.

A escolha do tema foi motivada, sobretudo, pelo interesse pessoal da autora e por reconhecer que estudar a inserção dojovem no mercado de trabalho é de fundamental importância para compreender a influência do tema na economia local e a necessidade de promover políticas públicas que incentivem o emprego da mão-de-obra jovem.

A metodologia adotada para o desenvolvimento deste trabalho envolveu metodologias qualitativas e quantitativas. Para tanto, utilizaram-se dados gerais de Institutos de Pesquisa, como:Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE) e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

A análise qualitativa baseou-se na revisão bibliográfica referente ao tema, em textos teóricos sobre desemprego e, mais especificamente nos conteúdos onde foi abordada a inserção dos jovens no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Salvador - RMS.Visando atingir os objetivos traçados, a monografia está estruturada em quatros partes, além desta introdução onde são apresentadas as considerações introdutórias, objetivos, justificativa e metodologias adotadas na sua elaboração.

As mudanças no mercado de trabalho na década de 90, decorrentes da globalização da economia, da reestruturação produtiva e da abertura financeira e suasconseqüências sobre o mercado de trabalho, a citar o aumento do desemprego e o exclusão do emprego formal no Brasil e na Região Metropolitana de Salvador, são abordados na segunda parte.

Na terceira parte apresenta-se um panorama da atual situação ocupacional do jovem na Região Metropolitana de Salvador, apontando as suas diversidades e desafios. Esta parte caracteriza a população jovem, a sua inserção domercado de trabalho, apontando as principais atividades ocupadas pelas jovens e a influência da escolaridade.

Na quarta parte é feita uma análise sobre o comportamento das taxas de desemprego entre os jovens na Região Metropolitana de Salvador e a precariedade do trabalho deste segmento da população.

Na conclusão, alerta-se para a necessidade de se promover políticas de qualificação voltadasa oferta de trabalho, tendo em vista proporcionar ao jovem uma condição adequada para acompanhar um mercado que vem, nas últimas duas décadas, enfrentando grandes transformações, as quais exigem maiores habilidades e melhores qualificações, com o objetivo de elevar os níveis de produtividade do trabalho.




2 O PANORAMA DO MERCADO DE TRABALHO NA DÉCADA DE 90


Na literatura econômica...
tracking img