Resumo cap.2 livro Fundamentos de Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo
2

RESUMO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO

Introdução

Dispõe da evolução econômica, sendo no inicio tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e daÉtica. Passando pela economia do mercantilismo, fisiocracia, clássicas, e demais correntes até chegar na economia dos dias de hoje.
É unanime dizer que, a teoria econômica, de forma sistematizada,iniciou-se no advento da obra de Adam Smith A riqueza das nações, em 1776.


Precursores da teoria econômica

Antiguidade

As mais expressivas narrativas ocorreram na Grécia Antiga, com Aristóles(384-322 a.C.) aparece as primeiras referências em seu trabalho, seguido de Platão (427-347 a.C.) culminando em Xenofonte (440-335 a.C.) possivelmente o criador do termo economia (oikonomía).Mercantilismo

No século XVI surge a primeira escola econômica: o mercantilismo. Que se definia pela acumulação de riquezas de uma nação. Isto é, tinha como principal escopo o acumulo de riquezas obtendoassim, o máximo de desenvolvimento econômico. E quanto maior o acumulo, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.
O que resultou em guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosae constante Presença do Estado em assuntos econômicos.

Fisiocracia

Na contramão do mercantilismo surge um novo pensamento este oriundo da escola francesa dos séculos XVIII, a fisiocracia. Éiniciado o desenvolvimento das explicações para os fenômenos econômicos. Para eles, somente a terra e tudo que viesse da natureza era considerado fator econômico produtivo, isto posto não era necessárioa regulamentação e/ou a intervenção do Estado, pois cria-se que a natureza era suprema e infálivel.


Os clássicos

Adam Smith (1723-1790)
O principal precursor da teoria econômica, não tinhasuas bases na fisiocracia. Não acreditava na “lei natural” como forma predominante. Seus preceitos tinham origem na livre iniciativa, aumento de produção, maximar lucros, para promoção do bem-estar...
tracking img