Resumo Cap 2 Economia Da Energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 2 – Economia da Indústria do Petróleo

De acordo com a distribuição desigual das reservas, o petróleo é uma das principais commodities negociadas no comércio internacional. A evolução do preço do petróleo sempre produz desdobramentos importantes de ordem macroeconômica, pautando as estratégias de sustentação das megaempresas operadoras de petróleo e o horizonte de crescimento de todasas outras fontes de energia, convencionais ou alternativas.

CARACATERÍSTICAS TÉCNICO-ECONÔMICAS DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

Cadeia produtiva da Industria do Petróleo: exploração e produção, rede de transporte do petróleo, o refino do petróleo bruto, a distribuição dos derivados e a comercialização dos derivados.

Intensidade de Capital e Fator de Risco

A intensidade de capital é particularmentesignificativa na fase de exploração e produção, em função do alto risco. O risco geológico está ligado a imponderabilidade ou incerteza do desconhecido na descoberta de jazidas economicamente rentáveis. Risco político deve-se a uma mudança inesperada e desfavorável do regime político do país hospedeiros e seus respectivos efeitos.
Para distribuir os riscos e custos, as firmas implementam umaestratégia de integração vertical das atividade econômicas ao longo da cadeia produtiva. Privilegiam a sobrevivência no longo prazo em lugar de realizar lucros no curto prazo, destinando parte suficiente do capital para pesquisa exploratória.

Recursos e Reservas
Recurso abrange todo o óleo passível de ser extraído, inclusive volumes ainda não descobertos, As reservas são o volume de óleo já identificadoe passível de ser economicamente extraído de uma jazida com a tecnologia disponível.
Variaveis que movem a indústria petrolífera: desenvolvimento tecnológico na exploração prospectiva e a ocorrência de novas descobertas, a evolução no preço do petróleo, evolução na demanda do óleo e a evolução na taxa de juros.

Funções de Custo de Exploração, Desenvolvimento e Produção
O custo de produção atualreflete o custo dos investimentos já realizados no passado, a taxa relativa de sucesso (ou fracasso) da atividade exploratória anterior, o custo fixo dos equipamentos e os custos de operação. Já o custo de reprodução por barril considera custos de condições futuras de produção com as incertezas e riscos associados à exploração e desenvolvimento de novas reservas.

ESTRUTURA DOS CUSTOS DE PRODUÇÃOE RENDAS ECONÔMICAS NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

Os custos técnicos de produção compreendem os dispêndios envolvidos até a colocação do óleo nos mercados primários (royalties). Os custos fiscais se referem ao montante despendido pelos produtores no pagamento de direitos de propriedade e outros encargos tributários e fiscais.

Estrutura e Nível de Custos de Produção
Na estrutura total dos custos deE&P, as variações diferenciais de custos entre áreas e regiões podem apresentar a seguinte distribuição: custos de exploração de 10% a 20%; custos de desenvolvimento de 40% a 60% e custos operacionais de extração de 20% a 50%.

Rendas Diferenciais e de Monopólio
Fatores que explicam as rendas diferenciais:
rendas de posição que diferenciam as jazidas segundo o grau de dificuldade de acesso;
rendasde localização que se originam da maior ou menor proximidade geográfica das reservas com relação aos centros consumidores;
rendas de qualidade que se relacionam com atributos comerciais das reservas;
rendas tecnológicas que se vinculam aos diferentes estágios de tecnologia empregados pelos diversos produtores.
As rendas de monopólio são justificadas pelo poder de mercado ou de monopólio de umaempresa ou de um pequeno grupo de empresas com poder de fixar os preços de mercado.

Decisões de Curto e de Longo Prazos
No curto prazo, a rigidez das variáveis que condicionam a estrutura e o nível de custos da produção de petróleo torna irreversível a decisão de colocar um campo em produção. Reduções ou aumentos persistentes nos preços, estimados como estáveis no longo prazo, alteram o...
tracking img